Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31365
Tipo: Tese
Título: Utilização da farinha integral de goiaba (psidium guajava l.) e da farinha de polpa de manga (mangifera indica l.) na alimentação da tilápia-do-nilo (oreochromis niloticus)
Autor(es): Souza, Seldon Almeida de
Autor(es): Souza, Seldon Almeida de
Abstract: Objetivou-se determinar a composição química, o perfil de aminoácidos bem como os conteúdos em polifenóis totais e o valor nutritivo da farinha integral de goiaba (FIG) para juvenis de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Foi realizado um ensaio de digestibilidade com 80 juvenis (25±0,5 g) alimentados com uma ração referência (basal) e uma dieta teste, em quadruplicata e utilizando como marcador o óxido crômico em cubas cônicas de coleta (200L). Determinou-se os coeficientes de digestibilidade aparente (CDA) dos nutrientes e energia, dos coeficientes de biodisponibilidade aparente dos aminoácidos (CDAA). Para o desempenho, utilizaram-se 300 juvenis (26,61±0,11g) submetidos a diferentes níveis de inclusão da FIG (0,0; 50,0; 100,0; 150,0 e 200,0 g.kg- 1) em um delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições durante um período de 45 dias em que foram avaliados o desempenho, a hematologia e as respostas metabólicas. A digestibilidade dos nutrientes e energia possivelmente foram afetados pelos conteúdos em polifenóis totais de 37,02 gramas equivalente de ácido tânico por quilograma de matéria seca bem como a disponibilidade dos aminoácidos. Os CDA da matéria seca (MS), proteína bruta (PB) e energia bruta (EB) foram respectivamente 38,55; 45,20 e 60,55%. A inclusão da FIG influenciou negativamente o consumo e consequentemente o desempenho. A inclusão também causou redução dos teores de sanguíneos de hemoglobina, redução da atividade da transaminase AST no tecido hepático e no maior nível reduziu as concentrações de proteínas totais plasmáticas. Conclui-se que a utilização da FIG não é recomendada para utilização na dieta de juvenis de tilápia do Nilo.
Palavras-chave: Resíduos agroindustriais
Alimentação dos animais - Frutas
Digestibilidade
Disponibilidade em aminoácidos
Polifenóis
Peixes - Alimentação e rações
CNPq: Aquicultura
País: brasil
Sigla da Instituição: POSZOO-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Zootecnia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31365
Data do documento: 31-Jan-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGZOO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Seldon Almeida de Souza - 31-03-2017.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.