Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31178
metadata.dc.type: | Outros |
Título : | Avaliação de curso na perspectiva dos discentes: um estudo de caso nos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina |
Autor : | Espíndola, Francyne Martins Alves, Lourdes |
metadata.dc.creator: | Espíndola, Francyne Martins Alves, Lourdes |
Resumen : | O presente artigo tem por objetivo analisar a percepção dos alunos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos - EQA da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC acerca do processo de avaliação de curso, inserido no processo de auto avaliação institucional desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação - CPA. Para tanto, foi realizado um Estudo de Caso. A pesquisa foi realizada com os alunos regularmente matriculados no EQA, dos 491 alunos matriculados regularmente, 77 responderam à pesquisa, sendo 50 do curso de Engenharia Química e 27 do curso de Engenharia de Alimentos. Foi utilizado para isso a análise de dados primários resultantes da aplicação de questionário online e dados secundários dos relatórios de autoavaliação institucional relatados pela CPA, relatórios da avaliação feita pelo Centro Acadêmico, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Foi feita uma análise dos resultados da autoavaliação, especificamente dos resultados da avaliação realizada pelos discentes, referentes ao desempenho docente nas disciplinas por eles ministradas. Após análise concluiu-se que os discentes, na sua maioria, desconhecem ou não participam do processo de autoavaliação da UFSC. Dentre os conhecem, a maioria não sabe para que serve e quais os impactos para a instituição ou para seu curso. |
Palabras clave : | Avaliação docente Autoavaliação Avaliação docente pelo discente |
Editorial : | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31178 |
Fecha de publicación : | oct-2019 |
Aparece en las colecciones: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO-DE-CURSO-NA PERSPECTIVA-DOS-DISCENTES.pdf | 278,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.