Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31127
metadata.dc.type: Outros
Title: Análise das métricas de qualidade do ensino nos rankings de Educação Superior
Authors: Silva, Gabriela Andrade da
Rudá, Caio
metadata.dc.creator: Silva, Gabriela Andrade da
Rudá, Caio
Abstract: Os recentes processos de globalização têm desencadeado intensas transformações nos sistemas de educação superior nacionais. Uma delas é o uso de rankings, geralmente priorizando produção científica e reputação acadêmica, como ferramentas de avaliação e gestão institucionais. O presente texto objetiva analisar as métricas de qualidade do ensino destes rankings, dimensão tradicionalmente colocada em segundo plano. Trata-se de estudo documental e descritivo. Foram acessados os documentos que descrevem as metodologias das edições mais recentes dos rankings Times Higher Education, Academic Ranking of World Universities e Ranking Universitário Folha 2018. Indicadores de qualidade do ensino foram analisados qualitativamente, identificando como foram obtidos e sua adequação para mensurar esse constructo. Paralelamente, observou-se, em aspecto quantitativo, o peso dos indicadores de qualidade do ensino em relação à pontuação global. Os resultados evidenciam que, a despeito de alguns avanços metodológicos, ainda predominam indicadores vinculados à produção científica e reputação. Sugere-se, portanto, o desenvolvimento de indicadores e instrumentos de mensuração da qualidade do ensino com estudos científicos de validade, bem como sua aplicação na avaliação das instituições de ensino superior.
Keywords: Educação Superior
Ranking
Avaliação de qualidade
Ensino
Publisher: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31127
Issue Date: Oct-2019
Appears in Collections:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLISE-DAS-MÉTRICAS-DE-QUALIDADE-DO-ENSINO-NOS-RANKINGS-DE-EDUCAÇÃO-SUPERIOR.pdf262,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.