Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gabriela Andrade da-
dc.contributor.authorRudá, Caio-
dc.creatorSilva, Gabriela Andrade da-
dc.creatorRudá, Caio-
dc.date.accessioned2019-12-17T13:59:09Z-
dc.date.available2019-12-17T13:59:09Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.isbn978-85-8292-231-6-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31127-
dc.description.abstractOs recentes processos de globalização têm desencadeado intensas transformações nos sistemas de educação superior nacionais. Uma delas é o uso de rankings, geralmente priorizando produção científica e reputação acadêmica, como ferramentas de avaliação e gestão institucionais. O presente texto objetiva analisar as métricas de qualidade do ensino destes rankings, dimensão tradicionalmente colocada em segundo plano. Trata-se de estudo documental e descritivo. Foram acessados os documentos que descrevem as metodologias das edições mais recentes dos rankings Times Higher Education, Academic Ranking of World Universities e Ranking Universitário Folha 2018. Indicadores de qualidade do ensino foram analisados qualitativamente, identificando como foram obtidos e sua adequação para mensurar esse constructo. Paralelamente, observou-se, em aspecto quantitativo, o peso dos indicadores de qualidade do ensino em relação à pontuação global. Os resultados evidenciam que, a despeito de alguns avanços metodológicos, ainda predominam indicadores vinculados à produção científica e reputação. Sugere-se, portanto, o desenvolvimento de indicadores e instrumentos de mensuração da qualidade do ensino com estudos científicos de validade, bem como sua aplicação na avaliação das instituições de ensino superior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectRankingpt_BR
dc.subjectAvaliação de qualidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleAnálise das métricas de qualidade do ensino nos rankings de Educação Superiorpt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.number4pt_BR
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE-DAS-MÉTRICAS-DE-QUALIDADE-DO-ENSINO-NOS-RANKINGS-DE-EDUCAÇÃO-SUPERIOR.pdf262,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.