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Tipo: Dissertação
Título: O seu olhar melhora o meu: a percepção dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura por seus estudantes.
Autor(es): Rubim, Iuri Oliveira
Autor(es): Rubim, Iuri Oliveira
Abstract: Esta dissertação objetiva compreender, a partir da experiência dos estudantes nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), quais as percepções deles em relação ao projeto dos CJCC, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que diversifica as possibilidades formativas oferecidas aos estudantes nas localidades em que estão instalados. Situada no âmbito do paradigma interpretativo, a pesquisa opta por uma abordagem qualitativa, com inspiração em técnicas ligadas à etnografia e à hermenêutica. A investigação delimita como campo de estudo os Centros Juvenis de Salvador e Senhor do Bonfim e utiliza os seguintes procedimentos de produção de informações: a) análise de documentos relativos aos CJCC, em especial questionários de avaliação aplicados com os estudantes; b) realização de grupos focais com alunos que frequentam os Centros Juvenis; c) realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes. O trabalho apresenta detalhadamente os Centros Juvenis de Ciência e Cultura, descritos a partir de sua evolução histórica, ordenamento normativo e elementos distintivos. Simultaneamente, retrata a nova circunstância social, com destaque para as revoluções dos transportes e das comunicações, evidenciando algumas implicações para a educação. O texto também faz um movimento de aproximação com os estudantes que frequentam os Centros Juvenis de Ciência e Cultura. Para tanto, recorre à sociologia da juventude e estudos que possibilitam a elaboração de um breve perfil desses discentes. A percepção dos estudantes a respeito dos Centros Juvenis é apresentada como resultante de um amálgama discursivo que combina analiticamente expressões, posicionamentos, opiniões, críticas, emoções e sensações dos educandos acerca dos CJCC. Uma vez expressa, a percepção dos estudantes sobre os Centros Juvenis é analisada de forma a balizar reflexões sobre melhorias e novos direcionamentos para o projeto global dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura.
ABSTRACT This dissertation aims to understand, from the experience of the students in the Youth Centers of Science and Culture (CJCC), what their perceptions are in relation to the CJCC project, an initiative of the Bahia State Secretariat of Education that diversifies the learining possibilities offered to students where they are placed. Established in the scope of the interpretative paradigm, the research elects the qualitative approach, with inspiration in techniques related to ethnography and hermeneutics. The research delimits as a field of study the Youth Centers of Salvador and Senhor do Bonfim and uses the following information production procedures: a) analysis of documents related to the CJCC, in particular evaluation questionnaires applied with the students; b) holding focus groups with students attending the Youth Centers; c) semi-structured interviews with students. The work presents in detail the Youth Centers of Science and Culture, described from their historical evolution, normative ordering and distinctive elements. Simultaneously, it portrays the new social circumstance, especially regarding the transport and communications revolutions, showing some implications for education. The text also makes a movement to get closer to the students who attend the Youth Centers of Science and Culture. To do so, it resorts to the sociology of youth and studies that make it possible to elaborate a brief profile of these students. Students' perceptions of Youth Centers are presented as the result of a discursive amalgam that analytically combines expressions, positions, opinions, criticisms, emotions, and sensations of learners about the CJCC. Once expressed, students' perceptions about the Youth Centers are analyzed in order to mark reflections on improvements and new directions for the overall project of the Youth Centers of Science and Culture.
Palavras-chave: Educação – Aspectos sociais
Centros culturais – Aspectos educacionais
Percepção
Estudantes
Juventude
Centros Juvenis de Ciência e Cultura
Educação
Políticas públicas de educação
Education
Youth Centers of Science and Culture
Youth
Public Policies of Education
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30955
Data do documento: 22-Nov-2019
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