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Title: Saberes e "não-saberes" do professor não licenciado: a cultura da formação continuada e o enfrentamento da evasão escolar no campus Ouricuri do IF Sertão-PE.
Authors: Brito, João Batista Nunes de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Assis, Alessandra Santos de
Keywords: Educação profissional e tecnológica;Formação pedagógica complementar;Evasão escolar;Professores - Educação (Educação permanente);Prática de ensino;Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano;IF Sertão – PE Campus Ouricuri;Prática docente;Ensino profissional;Professores - Efeito das inovações tecnológicas;Professores de ensino técnico - Formação;School evasion;Professional and technological education;Complementary pedagogical training;Teaching practice
Issue Date: 13-Nov-2019
Abstract: O presente Projeto de Intervenção busca aprofundar a compreensão a respeito das possíveis correlações entre a evasão de estudantes e a prática pedagógica dos docentes não licenciados no Campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão–PE), visando propor ações que alterem a realidade vivenciada no Campus, em especial, do aperfeiçoamento da formação pedagógica complementar dos docentes, com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto formativo. A evasão escolar é um problema presente nas diversas instituições de ensino, sendo objeto de estudos que apontam para múltiplas determinações para esse fenômeno. Um estudo realizado em 2014, no Campus de Ouricuri revelou, entre fatores externos (sociais, econômicos e culturais) e fatores internos (institucionais), a significativa correlação entre a prática pedagógica de professores não licenciados e o fenômeno da evasão. Este trabalho pretendeu ampliar essa análise buscando: situar o problema da evasão de estudantes na trajetória do Campus Ouricuri do IF Sertão–PE, considerado como parte de um sistema maior de educação profissional; discutir o problema da formação, dos saberes e “não saberes” dos professores não licenciados que atuam no Campus, trazendo as relações a situação mais ampla da formação de professores; contribuir com a reflexão sobre um projeto de formação continuada dos docentes, com uso das TIC. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória e documental, com o enfoque qualitativo-descritivo, com uso de questionário e entrevista semi-estruturada. O estudo possibilitou a escuta acerca dos saberes e dos "não-saberes" dos docentes não licenciados, expressos nos anseios, desejos e sonhos desses profissionais. Também resultou na identificação da demanda por mais participação na definição da própria formação, apontada pelos docentes tomados como sujeitos da pesquisa. Ao final, como síntese possível para a investigação e subsequente ação proposta nesse trabalho, aponta-se para a responsabilidade da instituição em implementar uma política de formação docente, fomentando o desenvolvimento de uma cultura de formação complementar e continuada dentro da Campus, comprometida com a permanência dos estudantes no processo formativo.
ABSTRACT The current intervention Project aims at expanding the comprehension about possible correlations between students’ evasion and the pedagogical practice of not licensed teachers in the Campus Ouricuri of IF SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO – PE), aiming at proposing actions which may change the reality which is lived in the campus, especially about improving the teachers’ complementary pedagogical formation by means of information and communication technologies (ICT) in the formative context. School evasion is a problem currently faced by the accademic comunity in the Campus Ouricuri of Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão – PE) and beyond, due to the many factors which cause this phenomenom. This paper aimed at expanding this analysys by searching: locating the problem of students’ evasion in trajectory of the campus, considering as part of a greater professional education system, discussing the formation problem, the campus not licensed teachers’ knowledge or lack of knowledge, bringung the relationships to a wider teachers’ formation, contributing to the reflection upon a project of teachers’ continuous training, by using the ICT’s. Exploratory and documental research with a qualitative – descriptive approach by means of a questionnaire and a semi-structured interview was presented as a subsidy to the present propositions. The study enabled listening about not licensed teachers’ strengths and weaknesses, which were expressed through these professionals’ expectations, wishes and dreams. It also resulted in the identification of the claim for taking more part in defining their own educational background. Finally, as a possible synthesis for investigation and subsequential action proposed in this paper, the institution’s responsibility concerning to implementing a teachers’ formation policy, supporting the development of further and contínuos education culture inside the Campus, committed to the students’ permanence in the formative process is indicated.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30931
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