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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30683
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Dimensões de aprendizagem freiriana em projeto pedagógico de programas de residências na atenção ao idoso |
Authors: | Rodrigues, Jorgas Marques |
metadata.dc.creator: | Rodrigues, Jorgas Marques |
Abstract: | A tese apresenta um panorama do envelhecimento populacional, sinalizando às Universidades a necessidade em ofertar vagas de acesso aos programas de residência de enfermagem na atenção à saúde da pessoa idosa e projetos políticos pedagógicos adequados a este processo formativo, como respostas formativas frente a tal fenômeno social e demográfico. Objetivo Geral: Analisar as dimensões de aprendizagem problematizadora, humanística e dialógica da perspectiva Freiriana nos PPP dos programas de residência de Enfermagem em atenção à saúde da Pessoa Idosa Objetivos Específicos: 1. Identificar os programas de residência em saúde com ênfase na atenção à saúde da pessoa idosa que ofertam vagas para Enfermeiros/as; 2. Caracterizar os programas de residência de Enfermagem que ofertam vagas para saúde da pessoa idosa; 3. Descrever as dimensões de aprendizagem problematizadora, humanística e dialógica dos projetos político pedagógicos das residências de enfermagem em saúde da pessoa idosa na perspectiva Freiriana. Metodologia: Pesquisa documental, descritiva, exploratória, de natureza qualitativa, realizada nos sites disponíveis eletronicamente, documentos disponibilizados e projetos pedagógicos dos programas de residências, com ênfase na saúde da pessoa idosa. Os dados foram coletados entre abril a julho de 2017, compilados e analisados o conteúdo temático de Bardin, utilizando o referencial teórico de Paulo Freire, com indicadores analíticos: Dimensão Problematizadora, Dimensão Humanística e a Dimensão Dialógica. Resultados: Doze projetos políticos pedagógicos mostraram que as dimensões de aprendizagem aparecem de maneira incipiente, fragmentada, demonstrando a reprodução da educação bancária, desconsiderando a importância de trazer o educando como sujeito do aprendizado. Apenas um projeto pedagógico contemplou todas as dimensões. Conclusões: Há uma lacuna nos projetos políticos pedagógicos na perspectiva Freiriana. É necessário que as instituições reguladoras possam sistematizar e estimular para que os projetos pedagógicos destes programas sejam pautados nas bases epistemológicas Freirianas, possibilitando a tão desejada formação holística. |
Keywords: | Educação em Enfermagem Internato não médico Educação de Pós-Graduação Saúde do Idoso |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciências da saúde |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | em Enfermagem |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30683 |
Issue Date: | 20-Sep-2019 |
Appears in Collections: | Tese (PPGENF) |
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