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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30683
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Menezes, Tânia Maria de Oliva | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Jorgas Marques | - |
dc.creator | Rodrigues, Jorgas Marques | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T14:04:19Z | - |
dc.date.available | 2019-09-20T14:04:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-20 | - |
dc.date.submitted | 2017-08-29 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30683 | - |
dc.description.abstract | A tese apresenta um panorama do envelhecimento populacional, sinalizando às Universidades a necessidade em ofertar vagas de acesso aos programas de residência de enfermagem na atenção à saúde da pessoa idosa e projetos políticos pedagógicos adequados a este processo formativo, como respostas formativas frente a tal fenômeno social e demográfico. Objetivo Geral: Analisar as dimensões de aprendizagem problematizadora, humanística e dialógica da perspectiva Freiriana nos PPP dos programas de residência de Enfermagem em atenção à saúde da Pessoa Idosa Objetivos Específicos: 1. Identificar os programas de residência em saúde com ênfase na atenção à saúde da pessoa idosa que ofertam vagas para Enfermeiros/as; 2. Caracterizar os programas de residência de Enfermagem que ofertam vagas para saúde da pessoa idosa; 3. Descrever as dimensões de aprendizagem problematizadora, humanística e dialógica dos projetos político pedagógicos das residências de enfermagem em saúde da pessoa idosa na perspectiva Freiriana. Metodologia: Pesquisa documental, descritiva, exploratória, de natureza qualitativa, realizada nos sites disponíveis eletronicamente, documentos disponibilizados e projetos pedagógicos dos programas de residências, com ênfase na saúde da pessoa idosa. Os dados foram coletados entre abril a julho de 2017, compilados e analisados o conteúdo temático de Bardin, utilizando o referencial teórico de Paulo Freire, com indicadores analíticos: Dimensão Problematizadora, Dimensão Humanística e a Dimensão Dialógica. Resultados: Doze projetos políticos pedagógicos mostraram que as dimensões de aprendizagem aparecem de maneira incipiente, fragmentada, demonstrando a reprodução da educação bancária, desconsiderando a importância de trazer o educando como sujeito do aprendizado. Apenas um projeto pedagógico contemplou todas as dimensões. Conclusões: Há uma lacuna nos projetos políticos pedagógicos na perspectiva Freiriana. É necessário que as instituições reguladoras possam sistematizar e estimular para que os projetos pedagógicos destes programas sejam pautados nas bases epistemológicas Freirianas, possibilitando a tão desejada formação holística. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Internato não médico | pt_BR |
dc.subject | Educação de Pós-Graduação | pt_BR |
dc.subject | Saúde do Idoso | pt_BR |
dc.title | Dimensões de aprendizagem freiriana em projeto pedagógico de programas de residências na atenção ao idoso | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Menezes, Tânia Maria de Oliva | - |
dc.contributor.referees | Tahara, Ângela Tamiko Sato | - |
dc.contributor.referees | Azevedo, Rosana Freitas | - |
dc.contributor.referees | Rosa, Darci de Oliveira Santa | - |
dc.contributor.referees | Freitas, Adriana Valéria da Silva | - |
dc.contributor.referees | Pires, Cláudia Geovana da Silva | - |
dc.contributor.referees | do Prado, Marta Lenise | - |
dc.publisher.departament | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.program | em Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGENF) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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