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dc.contributor.advisorMenezes, Tânia Maria de Oliva-
dc.contributor.authorRodrigues, Jorgas Marques-
dc.creatorRodrigues, Jorgas Marques-
dc.date.accessioned2019-09-20T14:04:19Z-
dc.date.available2019-09-20T14:04:19Z-
dc.date.issued2019-09-20-
dc.date.submitted2017-08-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30683-
dc.description.abstractA tese apresenta um panorama do envelhecimento populacional, sinalizando às Universidades a necessidade em ofertar vagas de acesso aos programas de residência de enfermagem na atenção à saúde da pessoa idosa e projetos políticos pedagógicos adequados a este processo formativo, como respostas formativas frente a tal fenômeno social e demográfico. Objetivo Geral: Analisar as dimensões de aprendizagem problematizadora, humanística e dialógica da perspectiva Freiriana nos PPP dos programas de residência de Enfermagem em atenção à saúde da Pessoa Idosa Objetivos Específicos: 1. Identificar os programas de residência em saúde com ênfase na atenção à saúde da pessoa idosa que ofertam vagas para Enfermeiros/as; 2. Caracterizar os programas de residência de Enfermagem que ofertam vagas para saúde da pessoa idosa; 3. Descrever as dimensões de aprendizagem problematizadora, humanística e dialógica dos projetos político pedagógicos das residências de enfermagem em saúde da pessoa idosa na perspectiva Freiriana. Metodologia: Pesquisa documental, descritiva, exploratória, de natureza qualitativa, realizada nos sites disponíveis eletronicamente, documentos disponibilizados e projetos pedagógicos dos programas de residências, com ênfase na saúde da pessoa idosa. Os dados foram coletados entre abril a julho de 2017, compilados e analisados o conteúdo temático de Bardin, utilizando o referencial teórico de Paulo Freire, com indicadores analíticos: Dimensão Problematizadora, Dimensão Humanística e a Dimensão Dialógica. Resultados: Doze projetos políticos pedagógicos mostraram que as dimensões de aprendizagem aparecem de maneira incipiente, fragmentada, demonstrando a reprodução da educação bancária, desconsiderando a importância de trazer o educando como sujeito do aprendizado. Apenas um projeto pedagógico contemplou todas as dimensões. Conclusões: Há uma lacuna nos projetos políticos pedagógicos na perspectiva Freiriana. É necessário que as instituições reguladoras possam sistematizar e estimular para que os projetos pedagógicos destes programas sejam pautados nas bases epistemológicas Freirianas, possibilitando a tão desejada formação holística.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectInternato não médicopt_BR
dc.subjectEducação de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectSaúde do Idosopt_BR
dc.titleDimensões de aprendizagem freiriana em projeto pedagógico de programas de residências na atenção ao idosopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMenezes, Tânia Maria de Oliva-
dc.contributor.refereesTahara, Ângela Tamiko Sato-
dc.contributor.refereesAzevedo, Rosana Freitas-
dc.contributor.refereesRosa, Darci de Oliveira Santa-
dc.contributor.refereesFreitas, Adriana Valéria da Silva-
dc.contributor.refereesPires, Cláudia Geovana da Silva-
dc.contributor.refereesdo Prado, Marta Lenise-
dc.publisher.departamentEscola de Enfermagempt_BR
dc.publisher.programem Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da saúdept_BR
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