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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O patrocínio cultural e a mensuração dos resultados obtidos pelo patrocinador
Authors: Dias, Ana Julia T.C.
metadata.dc.creator: Dias, Ana Julia T.C.
Abstract: O objetivo deste trabalho consiste em pesquisar formas disponíveis de mensuração dos resultados obtidos pelas empresas patrocinadoras com o investimento feito em cultura. Para isso, fez-se necessário discorrer sobre o contexto de desenvolvimento do marketing cultural a partir do marketing tradicional. Abordamos, portanto, o mecenato, o marketing cultural no Brasil e sua importância como ferramenta de comunicação. Em seguida, diferenciamos os termos “marketing cultural” e “patrocínio cultural”, mostrando este como uma das formas de prática do marketing cultural; também mencionamos diferentes formas de patrocínios. Como o retorno de imagem é o principal objetivo deste tipo de ação, buscou-se mostrar a importância da marca para a imagem da organização. A partir daí, tomando como base principalmente o indicador “retorno de imagem”, tratamos do objeto de estudo deste trabalho: os métodos que o patrocinador dispõe para aferir o retorno obtido pelo patrocínio cultural.
Keywords: Marketing cultura
Patrocínio
Mensuração
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACOM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30590
Issue Date: 9-Sep-2019
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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