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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O patrocínio cultural e a mensuração dos resultados obtidos pelo patrocinador
Autor(es): Dias, Ana Julia T.C.
Autor(es): Dias, Ana Julia T.C.
Abstract: O objetivo deste trabalho consiste em pesquisar formas disponíveis de mensuração dos resultados obtidos pelas empresas patrocinadoras com o investimento feito em cultura. Para isso, fez-se necessário discorrer sobre o contexto de desenvolvimento do marketing cultural a partir do marketing tradicional. Abordamos, portanto, o mecenato, o marketing cultural no Brasil e sua importância como ferramenta de comunicação. Em seguida, diferenciamos os termos “marketing cultural” e “patrocínio cultural”, mostrando este como uma das formas de prática do marketing cultural; também mencionamos diferentes formas de patrocínios. Como o retorno de imagem é o principal objetivo deste tipo de ação, buscou-se mostrar a importância da marca para a imagem da organização. A partir daí, tomando como base principalmente o indicador “retorno de imagem”, tratamos do objeto de estudo deste trabalho: os métodos que o patrocinador dispõe para aferir o retorno obtido pelo patrocínio cultural.
Palavras-chave: Marketing cultura
Patrocínio
Mensuração
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACOM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30590
Data do documento: 9-Set-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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