Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30566
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Brasil quem conhece vira fã: uma analise da campanha publicitaria do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR
Authors: Figueiredo, Patricia de souza
metadata.dc.creator: Figueiredo, Patricia de souza
Abstract: Este trabalho monográfico versa sobre o papel da comunicação, especialmente da publicidade, na atividade turística. O objetivo principal deste trabalho foi verificar de que modo o Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, por meio da elaboração e veiculação da campanha publicitária “Brasil. Quem conhece vira fã” realizada a partir das diretrizes estabelecidas pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil, promoveu a imagem turística do Brasil de modo a inseri-lo como um destino competitivo no cenário do turismo internacional. Para tanto, realizou-se uma análise de um dos anúncios que integra a campanha utilizando elementos da semiologia clássica, especialmente os comprometidos com a análise de Roland Barthes (1990), como suporte teórico-metodológico. Acreditando que o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e o estabelecimento da publicidade como uma prática social na contemporaneidade influenciaram significativamente a prática turística, relacionou-se três grandes fenômenos: globalização, comunicação e turismo. Do mesmo modo, situou-se a publicidade no campo midiático e especificou-se algumas de suas características no que tange às particularidades do produto turístico. Realizou-se também um breve panorama histórico a respeito das principais campanhas turísticas da EMBRATUR para observar que elementos identitários da nação brasileira integraram a construção da imagem turística do país.
Keywords: Turismo - Propaganda
Comunicação
Publicidade turística
Marketing Turístico
Turismo - Brasil - Campanhas
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30566
Issue Date: 6-Sep-2019
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tccpatr■ciafigueiredo.pdf1,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.