Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Palácios, Annamaria da Rocha Jatobá | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Patricia de souza | - |
dc.creator | Figueiredo, Patricia de souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-06T16:50:12Z | - |
dc.date.available | 2019-09-06T16:50:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.issn | Monografia | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30566 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico versa sobre o papel da comunicação, especialmente da
publicidade, na atividade turística. O objetivo principal deste trabalho foi verificar de
que modo o Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, por meio da elaboração e
veiculação da campanha publicitária “Brasil. Quem conhece vira fã” realizada a partir
das diretrizes estabelecidas pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional
do Brasil, promoveu a imagem turística do Brasil de modo a inseri-lo como um
destino competitivo no cenário do turismo internacional. Para tanto, realizou-se uma
análise de um dos anúncios que integra a campanha utilizando elementos da
semiologia clássica, especialmente os comprometidos com a análise de Roland
Barthes (1990), como suporte teórico-metodológico. Acreditando que o
desenvolvimento das tecnologias de comunicação e o estabelecimento da
publicidade como uma prática social na contemporaneidade influenciaram
significativamente a prática turística, relacionou-se três grandes fenômenos:
globalização, comunicação e turismo. Do mesmo modo, situou-se a publicidade no
campo midiático e especificou-se algumas de suas características no que tange às
particularidades do produto turístico. Realizou-se também um breve panorama
histórico a respeito das principais campanhas turísticas da EMBRATUR para
observar que elementos identitários da nação brasileira integraram a construção da
imagem turística do país. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Turismo - Propaganda | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Publicidade turística | pt_BR |
dc.subject | Marketing Turístico | pt_BR |
dc.subject | Turismo - Brasil - Campanhas | pt_BR |
dc.title | Brasil quem conhece vira fã: uma analise da campanha publicitaria do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)
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