Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30566
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Brasil quem conhece vira fã: uma analise da campanha publicitaria do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR
Autor(es): Figueiredo, Patricia de souza
Autor(es): Figueiredo, Patricia de souza
Abstract: Este trabalho monográfico versa sobre o papel da comunicação, especialmente da publicidade, na atividade turística. O objetivo principal deste trabalho foi verificar de que modo o Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, por meio da elaboração e veiculação da campanha publicitária “Brasil. Quem conhece vira fã” realizada a partir das diretrizes estabelecidas pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil, promoveu a imagem turística do Brasil de modo a inseri-lo como um destino competitivo no cenário do turismo internacional. Para tanto, realizou-se uma análise de um dos anúncios que integra a campanha utilizando elementos da semiologia clássica, especialmente os comprometidos com a análise de Roland Barthes (1990), como suporte teórico-metodológico. Acreditando que o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e o estabelecimento da publicidade como uma prática social na contemporaneidade influenciaram significativamente a prática turística, relacionou-se três grandes fenômenos: globalização, comunicação e turismo. Do mesmo modo, situou-se a publicidade no campo midiático e especificou-se algumas de suas características no que tange às particularidades do produto turístico. Realizou-se também um breve panorama histórico a respeito das principais campanhas turísticas da EMBRATUR para observar que elementos identitários da nação brasileira integraram a construção da imagem turística do país.
Palavras-chave: Turismo - Propaganda
Comunicação
Publicidade turística
Marketing Turístico
Turismo - Brasil - Campanhas
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30566
Data do documento: 6-Set-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tccpatr■ciafigueiredo.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.