Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29891
Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental e currículos: conexões e análise através do discurso
Autor(es): Ramos Neto, João de Araújo
Autor(es): Ramos Neto, João de Araújo
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender de que modo determinados discursos são legitimados na Educação Ambiental e no campo do currículo. Os pressupostos teóricos que subsidiaram a pesquisa são elementos inspirados pelas teorias pós-críticas. Na tentativa de alcançarmos o objetivo geral, buscamos compreender como determinados discursos críticos aparecem nos campos da Educação Ambiental (EA) e currículo; e identificar discursos legitimados que buscam representar o meio ambiente e a natureza nos textos dos trabalhos publicados nos anais de três edições do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Diante dos objetivos supracitados, cumpre salientar que esta pesquisa é qualitativa, de cunho teórico e empírico, que utiliza, para perseguir determinados discursos, uma análise baseada em pressupostos foucaultianos. Esse arcabouço teórico, tende a conhecer os enunciados que são revelados e que constituem as formações discursivas. Destacamos que esses pressupostos teóricos tomados aqui para o delinear da pesquisa , pois possibilita um “caminhar” sobre um percurso desconhecido que possibilitou gerar questionamentos ao passo que somos atravessados pelos arranjos representativos. Essa percepção mostra-se pertinente, pois o surgimento dos questionamentos permite a desconstrução de determinadas formações legitimadas, e com isso faz surgir novas possibilidades, “aparecer” novos enunciados que estavam silenciados. A escrita adota o formato multipaper, pelo qual os capítulos serão organizados como uma coleção de artigos publicáveis. Levando em consideração essa organização e os objetivos da pesquisa, trazemos no primeiro capítulo os pressupostos teóricos que norteiam a pesquisa, no segundo conectamos os campos do currículo e EA a partir de uma perspectiva pós-crítica e no terceiro apresentamos representações de natureza e meio ambiente que operam em trabalhos publicados nos anais do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA).Como resultado, vimos que são inúmeras as propostas que surgem nestes campos minados e contestados da EA e dos currículos, nota-se que muitos discursos são produzidos para contestar pressupostos da modernidade, no entanto, apenas os reforçam. Concluímos que esta pesquisa permitiu a revelação de possibilidades discursivas que estavam silenciadas, além de operar com pressupostos teóricos que alimentam a produção de questionamentos instigadores de novas pesquisas nos campos da EA e do currículo.
ABSTRACT This research has the general objective to understand how certain discourses are legitimated in Environmental Education and in the field of the curriculum. The theoretical assumptions that subsidize research are elements of the post-critical theories, because we consider that its epistemology makes possible the research be crossed by discourses and not only reproduce them as if it was the only possibility. Trying to reach the general objective, we seek to understand how certain critical discourses appear in the fields of Environmental Education (EE) and curriculum; and identify legitimated discourses that represent the environment and nature in texts published in the annals of three editions of the Environmental Education Research Meeting (EPEA). According to the aforementioned objectives, it should be pointed out that this research is qualitative, theoretical and empirical, which uses, in order to pursue certain discourses, an analysis based on Foucaultian assumptions. This theoretical framework, of archaeological inspiration, tends to know the statements that are revealed and that constitute the discursive formations.We emphasize that these theoretical presuppositions taken here to delineate the research, because it makes possible a "walk" on an unknown route that allowed to generate questions while we are crossed by representative arrangements.This perception is pertinent, because the emergence of the questioning allows the deconstruction of certain legitimized formations, bringing up new possibilities, "appearing" new statements that were silenced. Writing adopts the multipaper format, so the chapters will be organized as a collection of publishable articles. Taking into account this organization and the objectives of the research, we bring in the first chapter the theoretical assumptions that guide research, in the second, we connect the curriculum and EA fields from a post-critical perspective, and in the third we present representations of nature and environment that operate in papers published in the annals of the Environmental Education Research Meeting (EPEA). As a result, we have seen that there are innumerable proposals that arise in these minefields and contested EA and curricula, it is noted that many discourses are produced to challenge assumptions of modernity, however, only reinforce them.We conclude that this research allowed the revelation of discursive possibilities that were silenced, besides operating with theoretical assumptions that feed the production of instigating questions of new researches in the fields of EE and the curriculum.
Palavras-chave: Teorias pós-críticas
Currículos
Educação Ambiental
Natureza
Meio Ambiente
Post-critical theories
Discourses
Environmental education
Nature
Environment
CNPq: Educação
Currículos
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29891
Data do documento: 19-Jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final e completa com ficha catalográfica e aprovação.pdf694,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.