Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29830
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Variação lingüística: criança na mão, escola na contramão. Um estudo sobre a consciência dos fatores sociolingüísticos anterior à escola
Autor : Santos Sobrinho, José Amarante
metadata.dc.creator: Santos Sobrinho, José Amarante
Resumen : Esta dissertação propõe analisar as concepções das crianças sobre a variação lingüística, especialmente a variação diatópica e a diastrática, anterior à intervenção da escola. A partir de uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados em sessões realizadas com crianças de seis a oito anos em uma escola pública e em uma escola privada, ambas de Salvador, com metodologia inspirada na metodologia experimental piagetiana. O autor analisa as contribuições dos estudos lingüísticos para o ensino e aponta a necessidade de entendermos os mecanismos da percepção infantil como elemento importante na definição de propostas de ensino de língua materna. Os resultados apontam graus de consciência pelas crianças em relação à variação diatópica e diastrática e atestam ter as crianças conhecimentos espontâneos mais próximos do conhecimento científico, ao contrário da escola que – embora responsável por aproximar as concepções dos alunos em direção a um conhecimento mais sistematizado e científico – desconstrói a naturalidade com que a criança entende a variação e inaugura o sentimento do preconceito lingüístico que se estende pelo resto da escolaridade e permanece na sociedade.
The purpose of this consideration is to analyze children’s conception of geographical and social linguistic variation before scholastic intervention. Considered from a quality standpoint, the data were collected during sessions with children from six to eight years old, in a private school and in a public school in Salvador, using the Piagetian experimental methodology. The author analyzed the contribution of linguistic studies in teaching and pointed out the need for better understanding of the mechanism of infantile perception as an important element in the definition of the native language (mother tongue) teaching. The results indicate a degree of child perception in relation to the geographical and the social variation and show spontaneous knowledge closer to scientific understanding, contrary to school teaching - although responsible for putting the students scientific conception in contact with systematic scientific knowledge - undo the naturalness with which the child understands this variation and introduces a feeling of linguistic bias which continues through his school years and and social life.
Palabras clave : Língua materna – ensino e aprendizagem
Construtivismo
Conceitos científicos – conceitos espontâneos
Lingüística histórica
Constructivism - conceptual change - conceptual profile
Scientific concepts - spontaneous concepts
Linguistic bias
Mother tongue - teaching and learning
metadata.dc.subject.cnpq: Lingüística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29830
Fecha de publicación : 12-jun-2019
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLL)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.