Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Suzana Alice Marcelino-
dc.contributor.authorSantos Sobrinho, José Amarante-
dc.creatorSantos Sobrinho, José Amarante-
dc.date.accessioned2019-06-12T14:25:00Z-
dc.date.available2019-06-12T14:25:00Z-
dc.date.issued2019-06-12-
dc.date.submitted2005-03-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29830-
dc.description.abstractEsta dissertação propõe analisar as concepções das crianças sobre a variação lingüística, especialmente a variação diatópica e a diastrática, anterior à intervenção da escola. A partir de uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados em sessões realizadas com crianças de seis a oito anos em uma escola pública e em uma escola privada, ambas de Salvador, com metodologia inspirada na metodologia experimental piagetiana. O autor analisa as contribuições dos estudos lingüísticos para o ensino e aponta a necessidade de entendermos os mecanismos da percepção infantil como elemento importante na definição de propostas de ensino de língua materna. Os resultados apontam graus de consciência pelas crianças em relação à variação diatópica e diastrática e atestam ter as crianças conhecimentos espontâneos mais próximos do conhecimento científico, ao contrário da escola que – embora responsável por aproximar as concepções dos alunos em direção a um conhecimento mais sistematizado e científico – desconstrói a naturalidade com que a criança entende a variação e inaugura o sentimento do preconceito lingüístico que se estende pelo resto da escolaridade e permanece na sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this consideration is to analyze children’s conception of geographical and social linguistic variation before scholastic intervention. Considered from a quality standpoint, the data were collected during sessions with children from six to eight years old, in a private school and in a public school in Salvador, using the Piagetian experimental methodology. The author analyzed the contribution of linguistic studies in teaching and pointed out the need for better understanding of the mechanism of infantile perception as an important element in the definition of the native language (mother tongue) teaching. The results indicate a degree of child perception in relation to the geographical and the social variation and show spontaneous knowledge closer to scientific understanding, contrary to school teaching - although responsible for putting the students scientific conception in contact with systematic scientific knowledge - undo the naturalness with which the child understands this variation and introduces a feeling of linguistic bias which continues through his school years and and social life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua materna – ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectConceitos científicos – conceitos espontâneospt_BR
dc.subjectLingüística históricapt_BR
dc.subjectConstructivism - conceptual change - conceptual profilept_BR
dc.subjectScientific concepts - spontaneous conceptspt_BR
dc.subjectLinguistic biaspt_BR
dc.subjectMother tongue - teaching and learningpt_BR
dc.titleVariação lingüística: criança na mão, escola na contramão. Um estudo sobre a consciência dos fatores sociolingüísticos anterior à escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCardoso, Suzana Alice Marcelino-
dc.contributor.refereesFiad, Raquel Salek-
dc.contributor.refereesSilva, Rosa Virgínia Mattos e-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Lingüísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.