Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29809
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Ensino de inglês para fins específicos: considerações acerca do desenvolvimento da competência comunicativa no ensino de língua inglesa em uma turma do curso de graduação em hotelaria e turismo de uma IES do município de Lauro de Freitas
Autor : Conceição, Edinara Rita Nascimento
metadata.dc.creator: Conceição, Edinara Rita Nascimento
Resumen : Inserida no âmbito da lingüística aplicada, esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico possui um caráter descritivo-interpretativo e mostra minhas reflexões acerca do ensino da língua inglesa no nível superior de ensino, tomando como ponto de partida minhas experiências em sala de aula nos cursos de Turismo e Hotelaria. Buscando responder aos questionamentos iniciais desta pesquisa, aqui resumidos em: “Como se dá o desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa nos profissionais da hospitalidade através da abordagem de ensino instrumental de línguas?”, uso os conceitos desenvolvidos por Canale e Swain (1980) e Canale (1983), no que diz respeito à competência comunicativa, bem como as considerações na área da abordagem de ensino instrumental de línguas implementadas por Hutchinson e Waters (1987), por considerar as proposições que apresentam referencial teórico mais adequado ao contexto desta pesquisa. As considerações finais deste estudo apontam que a abordagem instrumental de ensino de línguas não atende às necessidades do profissional da hospitalidade, dos cursos analisados, no que diz respeito ao desenvolvimento da sua competência comunicativa em função da inviabilidade das condições de trabalho apresentadas na IES, bem como da parca atenção dada ao enfoque fonético-fonológico no tocante às estruturas trabalhadas.
This qualitative work draws on ethnographic methodology to study foreign language teaching, traditionally belonging to the field of Applied Linguistics. It provides a descriptive and interpretive account of the teaching of English at the university against the touchstone of my own experience and reflections on teaching English for Tourism and Hotel undergraduates. The main question addressed in this study is how tourism and hotel professionals develop their communicative competence in English when exposed to an ESP teaching approach. In order to answer such question, I draw on the concept of communicative competence as proposed by both Canale and Swain (1980) and Canale (1983), as well as on the discussion about teaching a foreign language for specific purposes provided by Hutchinson e Waters (1987), which came to be the theoretical literature that best suits the context of this research. The findings of the study point out to the fact that an ESP approach to the teaching of English for Tourism and Hotel undergraduates, in the courses under analysis, does not answer their needs to foster their communicative competence once the conditions offered by the establishment are not appropriated such as the focus given to the speaking skill is quite none.
Palabras clave : Língua inglesa - estudo e ensino
Competência comunicativa
Turismo
Indústria hoteleira
Inglês para fins específicos
ESP
Communicative competence
Tourism and hotel staff
metadata.dc.subject.cnpq: Lingüística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29809
Fecha de publicación : 7-jun-2019
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dissertaçao ednara rita.pdf5,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.