Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Luciano Rodrigues-
dc.contributor.authorConceição, Edinara Rita Nascimento-
dc.creatorConceição, Edinara Rita Nascimento-
dc.date.accessioned2019-06-07T20:17:09Z-
dc.date.available2019-06-07T20:17:09Z-
dc.date.issued2019-06-07-
dc.date.submitted2006-09-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29809-
dc.description.abstractInserida no âmbito da lingüística aplicada, esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico possui um caráter descritivo-interpretativo e mostra minhas reflexões acerca do ensino da língua inglesa no nível superior de ensino, tomando como ponto de partida minhas experiências em sala de aula nos cursos de Turismo e Hotelaria. Buscando responder aos questionamentos iniciais desta pesquisa, aqui resumidos em: “Como se dá o desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa nos profissionais da hospitalidade através da abordagem de ensino instrumental de línguas?”, uso os conceitos desenvolvidos por Canale e Swain (1980) e Canale (1983), no que diz respeito à competência comunicativa, bem como as considerações na área da abordagem de ensino instrumental de línguas implementadas por Hutchinson e Waters (1987), por considerar as proposições que apresentam referencial teórico mais adequado ao contexto desta pesquisa. As considerações finais deste estudo apontam que a abordagem instrumental de ensino de línguas não atende às necessidades do profissional da hospitalidade, dos cursos analisados, no que diz respeito ao desenvolvimento da sua competência comunicativa em função da inviabilidade das condições de trabalho apresentadas na IES, bem como da parca atenção dada ao enfoque fonético-fonológico no tocante às estruturas trabalhadas.pt_BR
dc.description.abstractThis qualitative work draws on ethnographic methodology to study foreign language teaching, traditionally belonging to the field of Applied Linguistics. It provides a descriptive and interpretive account of the teaching of English at the university against the touchstone of my own experience and reflections on teaching English for Tourism and Hotel undergraduates. The main question addressed in this study is how tourism and hotel professionals develop their communicative competence in English when exposed to an ESP teaching approach. In order to answer such question, I draw on the concept of communicative competence as proposed by both Canale and Swain (1980) and Canale (1983), as well as on the discussion about teaching a foreign language for specific purposes provided by Hutchinson e Waters (1987), which came to be the theoretical literature that best suits the context of this research. The findings of the study point out to the fact that an ESP approach to the teaching of English for Tourism and Hotel undergraduates, in the courses under analysis, does not answer their needs to foster their communicative competence once the conditions offered by the establishment are not appropriated such as the focus given to the speaking skill is quite none.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCompetência comunicativapt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectIndústria hoteleirapt_BR
dc.subjectInglês para fins específicospt_BR
dc.subjectESPpt_BR
dc.subjectCommunicative competencept_BR
dc.subjectTourism and hotel staffpt_BR
dc.titleEnsino de inglês para fins específicos: considerações acerca do desenvolvimento da competência comunicativa no ensino de língua inglesa em uma turma do curso de graduação em hotelaria e turismo de uma IES do município de Lauro de Freitaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLima, Luciano Rodrigues-
dc.contributor.refereesCesar, América Lúcia Silva-
dc.contributor.refereesMota, Kátia Maria Santos-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Lingüísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertaçao ednara rita.pdf5,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.