Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29501
metadata.dc.type: Tese
Título : Avaliação da terapia fotodinâmica associando o laser vermelho a solução fenotiazínica sobre melanoma murino b16f10
Autor : Santos, Gustavo Miranda Pires
metadata.dc.creator: Santos, Gustavo Miranda Pires
Resumen : Este estudo trata-se da avaliação da terapia fotodinâmica associando uma solução fenotiazinica ao Laser vermelho (λ=660ηm) contra células de melanoma B16F10. Para tanto, foram realizadas três etapas: prospecção; avaliação da terapia fotodinâmica contra melanoma; avaliação da terapia fotodinâmica contra macrófagos infectados e não infectados. Deste modo foi possível demonstrar que a maior parte das patentes depositadas sobre o tema utilizam porfirinas como fotossensibilizador, que o maior depositante de patentes nesta área são os Estados Unidos da América e que as cincos maiores instituições depositantes são empresas privadas. Já na segunda fase do estudo foi demonstrada a capacidade da terapia fotodinâmica, associando uma solução fenotiazinica ao Laser vermelho (λ=660ηm), em aumentar a produção de ROS intracelular, bem como a produção massiva de autofagia, além de reduzir a proliferação de células de melanoma B16F10. Por último, a fim de avaliar a seletividade da terapia fotodinâmica, associando uma solução fenotiazinica ao Laser vermelho (λ=660ηm), foram usados macrófagos infectados e não infectados. Esta ultima etapa demonstrou-se que a terapia fotodinâmica, associando uma solução fenotiazinica ao Laser vermelho (λ=660ηm), reduz o número de patógenos intracelulares sem reduzir o número de macrófagos, este fato está associado à indução de um maior ‘burst’ oxidativo nos macrófagos que resulta na eliminação de patógenos. Enquanto, em macrófagos não infectados a terapia fotodinâmica, associando uma solução fenotiazinica ao Laser vermelho (λ=660ηm), não produziu o aumento de ROS. Assim foi possível concluir que a terapia fotodinâmica foi seletiva sendo capaz de causar alterações ultraestruturais e reduzir a proliferação de células de melanoma B16F10, mas incapaz de produzir o mesmo efeito em macrófagos, infectados ou não.
Palabras clave : Câncer
Terapia Fotodinâmica
Laser
Autofagia
metadata.dc.subject.cnpq: Biotecnologia
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Renorbio -(Rede Nordeste de Biotecnologia)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29501
Fecha de publicación : 14-may-2019
Aparece en las colecciones: Tese (Renorbio)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese de Doutorado_Gustavo Pires.pdf7,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.