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Title: Jogos e corpos na educação das relações étnico raciais: os jogos africanos no ensino regular e de tempo integral em escola pública da Bahia/Brasil
Authors: Silva, Elizabeth de Jesus da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Silva, Maria Cecilia de Paula
Keywords: Educação;Corpo;Cultura;Jogos;África.
Issue Date: 29-Apr-2019
Abstract: Este trabalho investigou as possibilidades pedagógicas dos jogos tradicionais africanos como instrumentos mediadores para o ensino de África na Educação Básica. O objetivo foi responder às demandas e questionamentos a respeito das metodologias passiveis de aproximação aos conteúdos exigidos para o ensino sobre o continente africano. Para tanto, foi projetada e realizada uma experiência pedagógica em escola do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Educação na cidade de Salvador/Bahia. Como recurso metodológico basilar foram utilizados os jogos tradicionais africanos - Fanorona, Yoté, Shisima e Mancala. Delineada como pesquisa participante de abordagem qualitativa, a pesquisa não deixou de recorrer a recursos quantitativos. Os principais referenciais teóricos são: Kabengele Munanga, com sua teorização sobre africanidade; Michel Foucault, na análise sobre a normatização do corpo; István Mészáros, em sua perspectiva histórica na análise da educação; Dermeval Saviani, com sua crítica às pedagogias da atualidade e a necessidade urgente em superá-las; Maria Cecilia de Paula Silva, para as relações entre corpo e educação; Lev Vigotski com o conceito de aprendizagem mediada para interpretação do jogo na educação. Os resultados da pesquisa são substancialmente os seguintes: a mediação dos jogos tradicionais africanos para o estudo da história e cultura africana demonstrou eficácia nas rupturas dos padrões estereotipados sobre esses estudos. Os referidos jogos possibilitaram aprendizagens e socializações importantes para os/as jovens estudantes participes da pesquisa. No final se conclui que a experiência com os jogos possibilitou o conhecimento mais conceitual e cientifico da história africana e suas relações com o Brasil. No mesmo sentido, se aponta que a partir da experiência pedagógica com os jogos africanos e dos estudos a eles relacionados sobre cultura e história da África as questões identitárias dos/as jovens se tornaram mais evidentes.
ABSTRACT: This study investigated the pedagogical possibilities of traditional African games as mediating instruments for the teaching of African culture in Basic Education. The objective was to respond to the demands and questions about the passive methodologies for approaching the content required for teaching about the African continent. With that intent, an educational experience was designed and carried out at a Public Estate High School in the city of Salvador / Bahia. As a basic methodological resource, the following traditional African games were used - Fanorona, Yoté, Shisima and Mancala. Set out as a participatory research with a qualitative approach, the research did not fail to resort to quantitative resources. The main theoretical references are: Kabengele Munanga, with his theorising about Africanness; Michel Foucault, in the analysis on the standardization of the body; István Mészáros, in his historical perspective in the analysis of education; Dermeval Saviani, with his critique of current pedagogies and the urgent need to overcome those issues; Maria Cecilia de Paula Silva, for the relations between body and education; Lev Vigotski with the concept of mediated learning through interpretation of the game in education. The results of the research are substantially as follows: the mediation of traditional African games for the study of African history and culture has demonstrated efficacy in the ruptures of the stereotyped patterns of such studies. The referred games provided important learning and socialization for the young students participating in the research. In conclusion, the experiment with the games allowed for deeper conceptual and scientific knowledge of African history and its relations with Brazil. In that sense, it was clear that after that pedagogical experience with the African games and the related studies on African culture and African history, the questions of identity of young participants became more evident.
RESUME: Ce travail a étudié les possibilités pédagogiques des jeux traditionnels africains en tant qu'instruments de médiation pour l'enseignement de l'Afrique dans l'éducation élémentaire. L’objectif était de répondre aux demandes et aux questions concernant les méthodologies susceptibles d’approcher les contenus requis pour l’enseignement sur le thème du continent africain. Pour y parvenir, une expérience pédagogique a été projetée et menée dans un lycée du réseau public d’éducation de l’Etat de Bahia dans la ville de Salvador. Comme matériel méthodologique de base, ont été utilisés les jeux africains traditionnels - Fanorona, Yoté, Shisima et Mancala. Conçue comme une recherche participative d’approche qualitative, la recherche a néanmoins fait usage de données quantitatives. Les références théoriques majeures sont: Kabengele Munanga, avec sa théorisation sur l’africanité; Michel Foucault, pour son analyse sur la normation du corps; István Mészáros, pour sa perspective historique dans l'analyse de l'éducation; Dermeval Saviani, avec sa critique des pédagogies de la contemporanéité et le besoin urgent de les dépasser; Maria Cecilia de Paula Silva, pour les relations entre corps et éducation; Lev Vygotsky avec le concept d'apprentissage par médiation pour l’interprétation du jeu en éducation. Les résultats de la recherche sont pour l’essentiel les suivants: la médiation par les jeux traditionnels africains pour l'étude de l'histoire et de la culture africaines s'est avérée efficace pour rompre avec les modèles stéréotypés sur ces études. Les jeux en question ont permis des apprentissage et des socialisations importants aux jeunes élèves participant à cette recherche. En conclusion, on peut affirmer que cette expérience avec les jeux a rendu possible une connaissance plus conceptuelle et plus scientifique de l'histoire de l'Afrique et de ses relations avec le Brésil. En outre, il s’avère qu’à partir de l'expérience pédagogique avec les jeux africains et des études sur la culture et l'histoire de l’Afrique liées à ces jeux, les questions d'identité des jeunes sont devenues plus évidentes.
RESUMEN: Este trabajo investigó las posibilidades pedagógicas de los juegos tradicionales como instrumentos mediadores para la enseñanza de Àfrica en la Educación Básica. El objetivo fue responder a las demandas y questionamientos con relación a las metodologias pasibles de aproximación a los contenidos exigidos para la enseñanza sobre el continente africano. Para tanto, fue proyectada y realizada una experiência pedagógica en una escuela de Enseñanza Media de la Red Pública Estadual de Educación de la ciudad de Salvador/Bahia. Como recurso metodológico basilar fueron utilizados los juegos tradicionales africanos - Fanorama, Yoté, Shuisima e Mancala. Delineada como pesquisa participante de abordaje cualitativa, la investigación no dejó de recorrer a recursos cuantitativos. Los principales referenciales teóricos fueron: Kabengele Munanga, con su teorización sobre africanidad; Michel Foucaut, en el análisis sobre la normalización del cuerpo; István Mészáros, en su perspectiva histórica del análisis de la educación; Dermeval Saviani, con su crítica a las pedagogias de la actualidad, destacando la necesidad urgente de superarlas; Maria Cecilia de Paula Silva, para las relaciones entre cuerpo y educación; Lev Vygotsky con el concepto de “aprendizaje mediada” para La interpretación del juego en la educación. Los resultados de la pesquisa son básicamente los siguientes: La mediación de los juegos tradicionales africanos para el estúdio de la historia y cultura afriana demostró eficácia en las rupturas de los modelos estereotipados sobre esos estúdios. Los referidos juegos posibilitaron aprendizajes y socializaciones importantes para los jovenes estudiantes de la pesquisa. Al final concluímos que la experiência con los juegos posibilitó un conocimiento mas conceptual y cientifico de la historia africana y sus relaciones con el Brasil. En el mismo sentido se destaca que a partir de la experiência pedagógica con los juegos africanos y los estúdios relacionados sobre la cultura e historia de Àfrica con las cuestiones identitarias de los jovenes se tornaron mas evidentes
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29395
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