Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29239
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A caracterização da queixa escolar para a fonoaudiologia a termo
Autor : Fortes, Anna Carolina Ataide Dantas
metadata.dc.creator: Fortes, Anna Carolina Ataide Dantas
Resumen : A queixa escolar geralmente é o fator motivador do encaminhamento para a clínica especializada. Na Fonoaudiologia, até o momento, não foram encontrados estudos que tenham se debruçado a compreendê-la, sendo necessário entender a postura desse profissional diante da queixa escolar para a reorientação do seu olhar clínico. Objetivo: Analisar como a Fonoaudiologia tem compreendido a queixa escolar e a sua origem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e transversal. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semi-estruturada. Resultados/Discussão: Participaram do estudo seis fonoaudiólogas. Em relação ao modo como a queixa escolar é definida verifica-se uma tendência das profissionais em associá-la a problemas (transtornos), tornando esses aspectos as principais justificativas para o fracasso escolar. Ao fazer uma relação direta entre queixa escolar e dificuldades de aprendizagem, o profissional tende a fragmentar o sujeito desconsiderando práticas sociais, culturais e institucionais na sua atuação. Outra tendência foi a tentativa de referir-se a queixa escolar sob um olhar menos medicalizante. Embora algumas profissionais buscassem um olhar mais amplo ao pensar na queixa, escapavam em seus enunciados dizeres que evidenciaram um “fazer clínico” que fortalece o ideário de culpabilização de apenas um sujeito reforçando a invisibilidade do sistema de ensino e, consequentemente, dos interesses políticos e econômicos da classe dominante que atua no funcionamento da Educação. Conclusão: Ainda é necessário compreender a queixa escolar como um fenômeno complexo e coletivo, objetivando uma prática clínica fonoaudiológica não medicalizante.
Palabras clave : Fonoaudiologia
metadata.dc.subject.cnpq: Saúde
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: ICS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29239
Fecha de publicación : 9-abr-2019
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO TCC versão 26-11-18-converted.pdf356,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.