Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Elaine Cristina de-
dc.contributor.authorFortes, Anna Carolina Ataide Dantas-
dc.creatorFortes, Anna Carolina Ataide Dantas-
dc.date.accessioned2019-04-09T14:13:19Z-
dc.date.available2019-04-09T14:13:19Z-
dc.date.issued2019-04-09-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29239-
dc.description.abstractA queixa escolar geralmente é o fator motivador do encaminhamento para a clínica especializada. Na Fonoaudiologia, até o momento, não foram encontrados estudos que tenham se debruçado a compreendê-la, sendo necessário entender a postura desse profissional diante da queixa escolar para a reorientação do seu olhar clínico. Objetivo: Analisar como a Fonoaudiologia tem compreendido a queixa escolar e a sua origem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e transversal. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semi-estruturada. Resultados/Discussão: Participaram do estudo seis fonoaudiólogas. Em relação ao modo como a queixa escolar é definida verifica-se uma tendência das profissionais em associá-la a problemas (transtornos), tornando esses aspectos as principais justificativas para o fracasso escolar. Ao fazer uma relação direta entre queixa escolar e dificuldades de aprendizagem, o profissional tende a fragmentar o sujeito desconsiderando práticas sociais, culturais e institucionais na sua atuação. Outra tendência foi a tentativa de referir-se a queixa escolar sob um olhar menos medicalizante. Embora algumas profissionais buscassem um olhar mais amplo ao pensar na queixa, escapavam em seus enunciados dizeres que evidenciaram um “fazer clínico” que fortalece o ideário de culpabilização de apenas um sujeito reforçando a invisibilidade do sistema de ensino e, consequentemente, dos interesses políticos e econômicos da classe dominante que atua no funcionamento da Educação. Conclusão: Ainda é necessário compreender a queixa escolar como um fenômeno complexo e coletivo, objetivando uma prática clínica fonoaudiológica não medicalizante.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.titleA caracterização da queixa escolar para a fonoaudiologia a termopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsICSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúdept_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC versão 26-11-18-converted.pdf356,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.