Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29077
Tipo: Dissertação
Título: Educação como amizade entre gerações: reflexões sobre o pensamento de Hannah Arendt
Autor(es): Nascimento, Carlos Eduardo Gomes
Autor(es): Nascimento, Carlos Eduardo Gomes
Abstract: A presente pesquisa investiga a relação entre a noção de educação no pensamento de Hannah Arendt e o lugar das estórias humanas, criadoras do sentido da amizade entre as gerações. A filósofa concebe a educação como um espaço de mediação e cuidado entre as gerações, em que a mais antiga tem a responsabilidade de introduzir as crianças e os jovens, os novos, no mundo comum. Hannah Arendt buscou compreender o impasse que surge a partir da modernidade, ante a ruptura da tradição, da destruição da teia da pluralidade humana e do esfacelamento da autoridade. No ensaio A crise na educação, a autora aborda os impactos que a quebra entre o passado e futuro ensejou na educação. Partindo dessa problemática, a questão aqui formulada é: em que sentido, ante a crise na educação, ainda é possível contar estórias e reconciliar os laços de amizade entre as gerações? O objeto explorado é o sentido de contar estórias na educação como uma comunicação que estabelece um diálogo fraterno entre as gerações. Diante desse contexto, aborda-se a possibilidade de pensar a ideia da educação que narre experiências no tempo, criando um laço de amizade entre gerações no mundo comum, mesmo com a ruptura da tradição, percebida por Arendt. Entende-se que as estórias perpassam a dimensão do tempo, entrelaçam experiências e afetos entre as gerações, como uma potencialidade para um modo de pensar a educação. Mediante isso, o pensamento de Hannah Arendt se faz urgente para refletir uma educação que tenha como princípio o comprometimento e responsabilidade dos educadores com o mundo que compartilhamos, legado às novas gerações. Contar nossas estórias, pérolas cristalizadas, pode vir a ser um outro caminho para reconciliar as gerações e pensar a educação atual, perdurando a amizade no tempo.
ABSTRACT: The actual research investigates the relation between the idea of education in Hannah Arendt’s thought and the place of the human stories, that are creative of the sense of friendship between generations. The philosopher conceives education as a space of mediation and care between generations, in which the oldest has the responsibility to introduce children and young people, and the new ones, into the common world. Hannah Arendt sought to understand the impasse that arises from modernity, before the rupture of tradition, the destruction of the web of human plurality and the collapse of authority. In the essay The Crisis in Education, the author addresses the impacts that the gap between the past and the future has had on education. Starting from this problematic, the question formulated here is: to what extent, before the crisis in education, is it still possible to tell stories and reconcile the bonds of friendship between the generations? The object to be explored is the sense of telling stories in education as the communication that establishes a fraternal dialogue between the generations. In view of this context, the possibility of thinking about the idea of education that narrates experiences in the time, creating a bond of friendship between generations in the common world, even with the rupture of tradition, erceived by Arendt. It is understood that the stories span the dimension of time, intertwine experiences and affects between generations, as a potentiallity to a way of thinking about education. In this way, Hannah Arendt’s thinking becomes urgent to reflect an education that has as its principle the commitment and responsibility of the educators with the world we share, bequeathed to the new generations. Telling our stories, crystallized pearls, can be another way to reconcile the generations and think about the current education, lasting friendship in time.
Palavras-chave: Hannah Arendt
Educação
Amizade
Narrativas
Friendship
Narratives
Education
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29077
Data do documento: 29-Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado - Carlos Eduardo Gomes Nascimento.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.