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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PIBID-Pedagogia da UFBA: contribuições e desafios para a iniciação a docência.
Autor(es): Jesus, Loyse Nara Souza de
Autor(es): Jesus, Loyse Nara Souza de
Abstract: A presente pesquisa intitulada “PIBID-Pedagogia da UFBA: contribuições e desafios para a iniciação à docência” tiveram como objetivo principal “Refletir os desafios e as contribuições postas pelo PIBID-Pedagogia para formação docente”. A partir deste objetivo elaborei a seguinte pergunta de pesquisa: Quais os desafios e contribuições postas pelo PIBID-Pedagogia para qualificar a formação docente? A escolha por esse tema se deu devido à experiência pedagógica que desenvolvi no PIBID-Pedagogia durante três anos de minha graduação, desde o segundo semestre de 2015. Esta experiência permitiu que eu desse salto qualitativo durante a minha formação e, por isso, decidi registrá-la através desta pesquisa, pois creio que, assim, servirá como referência teórica e histórica da importância do PIBID para os cursos de licenciaturas. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: (BARBOSA, 1991; 2002; 2005); (ROSSI, 2003); (SAVIANI, 1991); (VASCONCELLOS, 2007). Metodologicamente a pesquisa tem caráter qualitativo e possui características das pesquisas documental e estudo de caso, dessa forma, os dispositivos da pesquisa foram: subprojeto PIBID-Pedagogia/2017; plano de atividades da supervisora/2017; plano de atividade da bolsista/2017; fotografias; relatório de bolsista e de supervisora/2017; além de links. A partir das investigações dos dispositivos, produzi este relatório, que ficou organizado a partir de cinco seções. A primeira faço a introdução, a segunda tenho como objetivo contextualizar historicamente o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; a terceira identifico as contribuições do PIBID-Pedagogia na formação docente, a partir da sistematização das ações referente a 2017; a quarta sistematizo determinadas experiências pedagógicas, vivenciadas por mim, enquanto bolsista do PIBID-Pedagogia e a quinta e última seção faço minhas considerações finais. Assim, concluo esta pesquisa certa da importância do PIBID-Pedagogia na qualificação de minha formação docente. Por isto, acredito que programa como este deveria tornar-se institucional para que todos licenciandos tivessem oportunidade de qualificar sua formação, sem correr o risco do programa ser interrompido ou desqualificado. Palavras-chave: PIBID-UFBA; PIBID-Pedagogia; Alfabetização Estética e Formação Docente.
ABSTRACT The present research entitled "PIBID-Pedagogy of UFBA: challenges and contributions in teacher training" had as its main objective "Reflecting critically the challenges and the contributions made by PIBID-Pedagogy for teacher training". The choice for this topic was due to the pedagogical experience that I developed in PIBID-Pedagogy during three years of my graduation, since the second semester. This experience allowed me to make qualitative leaps during my training and, therefore, I decided to register it through this research, because I believe it will serve as a theoretical and historical reference of the importance of PIBID for undergraduate courses. The main theoretical references used were: (BARBOSA, 1991; 2002; 2005); (ROSSI, 2003); (SAVIANI, 1991); (VASCONCELLOS, 2007). Methodologically the research is qualitative and has characteristics of the documentary research and case study, in this way, the research devices were: PIBID-Pedagogy / 2017 subproject; plan of activities of the supervisor / 2017; activity plan of the scholarship holder / 2017; photographs; stock exchange and supervisory report / 2017; besides links. From the investigations of the devices, I produced this report, which was organized from five sections. The first one is the introduction, the second is to contextualize the Institutional Program of the Initiation to Teaching Scholarship; the third identifies the contributions of PIBID-Pedagogy in teacher training, based on the systematization of the actions related to 2017; the fourth I systematize certain pedagogical experiences, experienced by me, as a scholarship holder of PIBIDPedagogy and the fifth and final section I make my final considerations. Thus, I conclude this certain research of the importance of PIBID-Pedagogy in the qualification of my teacher training. For this reason, I believe that such a program should become institutional so that all graduates have the opportunity to qualify their training, without running the risk of the program being interrupted or disqualified.
Palavras-chave: PIBID-UFBA
PIBID-Pedagogia
Alfabetização
Estética
Formação Docente
PIBID-Pedagogy
Aesthetic
Literacy
Teacher Training
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28778
Data do documento: 8-Mar-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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