Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28754
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Memorial de Formação: da EJA ao Curso de Pedagogia na UFBA
Autor(es): Santos, Maria Tereza Pereira dos
Autor(es): Santos, Maria Tereza Pereira dos
Abstract: O presente memorial de formação valorado como Trabalho de Conclusão de Curso, apresentou como tema: Um olhar reflexivo sobre a minha trajetória educacional: da escola regular para a EJA que possibilitou o meu ingresso no Curso de Pedagogia. A escolha do tema surgiu no percurso da minha formação docente, quando cursei a disciplina de Educação de Jovens Adultos. Como discente egressa da EJA, reconheci a minha própria história, através das problematizações teóricas. Por essa motivação, resolvi narrar a minha própria trajetória e responder à pergunta: Como enfrentei os fatores do contexto social para resgatar na Educação de Jovens e Adultos o sonho de voltar estudar e como transformei os saberes da EJA em processo formativo para ingressar no Curso de Pedagogia da UFBA? O trabalho realizou-se através da pesquisa autobiográfica e bibliográfica, numa perspectiva qualitativa. A metodologia autobiográfica visa à investigação-formação por meio da reflexão do olhar para si, para tanto, foi necessário uma revisão bibliográfica para fundamentar as inquietações que surgiram sobre o tema. A fundamentação teórica foi construída por meio do estudo dos seguintes autores: Paulo Freire: (1996, 2011, 2018), Paiva (1983), Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro (2000), Arroyo (2000, 2005, 2008,), Bakhtin (1997), Soares (2008, 2010), Sousa (2004), Passeggi (2010, 2008), Vigotski (2003). O objetivo da escrita desse memorial é refletir sobre a importância de chegar ao Curso de Pedagogia da UFBA como sujeito da EJA que acreditou, lutou e transformou saberes nesse sonho formativo. E tem como objetivos específicos: relatar as memórias da infância e as aprendizagens nas séries iniciais, explanar sobre a luta no trabalho infanto-juvenil para ingressar na EJA e mais uma vez me afastar da escola para viver a aprendizagem da construção familiar, refletir sobre o meu retorno para a EJA e os caminhos para alcançar o curso de Pedagogia da UFBA. O memorial está dividido em três capítulos: O primeiro resgatou as memórias da infância que teceram a minha trajetória para a EJA. Inicialmente aborda acerca da definição teórica do memorial como experiência que forma e em seguida reencontra com as memórias da infância no contexto familiar e escolar. O segundo capítulo explana sobre a minha trajetória a partir do momento em que me afasto da escola e migro para Salvador, onde vivo a exploração do trabalho infanto-juvenil e luto pelo retorno escolar que posteriormente acontece por meio do ensino supletivo. Mais uma vez me afasto da escola para viver a maternidade e a construção familiar. O terceiro capítulo expôs o meu planejamento no contexto familiar visando retornar à escola e como se deu a aprendizagem dessa trajetória na EJA para concluir o ensino fundamental e médio. E posteriormente redimensionar esses saberes para alcançar a formação docente. O resultado dessa trajetória é a concretização de um sonho que foi realizado com muita persistência, esperança, amor e compromisso com a educação.
The present training memorial valued as Course Completion Work brings as a theme: A reflective look at my educational trajectory: from the regular school to the EJA that made possible my entrance at the Pedagogy Course. The choice of theme came in the course of my teacher training, when I studied the discipline of Young Adult Education. As an EJA student, I recognized my own history through theoretical problematizations. For this motivation I decided to narrate my own trajectory and answer the question: How did I face the factors of the social context to rescue in Youth and Adult Education the dream of returning to study and how I transformed the knowledge of the EJA into a formative process to enter the Course of Pedagogy of UFBA? The work was carried out through autobiographical and bibliographical research in a qualitative perspective. The autobiographical methodology aims at the investigation-formation through the reflection of the look for itself, for that, it was necessary to the bibliographical revision, to substantiate the worries that have arisen on the subject. The theoretical basis was constructed through the study of the following authors: Paulo Freire: (1996, 2011, 2018), Paiva (1983), Sérgio Haddad and Maria Clara Di Pierro (2000), Arroyo (2000, 2005, 2008), Bakhtin 1997), Soares (2008, 2010), Sousa (2004), Passeggi (2010, 2008), Vigotski (2003),The purpose of the writing of this memorial is to reflect on the importance of arriving at the UFBA Pedagogy Course with subject of the EJA who believed struggled and transformed knowledge in this formative dream. And it has specific objectives: to report on the childhood memories and the learning in the initial grades, to explain about the struggle in the child-youth work to join the EJA and once again to leave the school to live the family construction, to reflect on my return to the EJA and the paths to reach the course of Pedagogy of UFBA. The memorial is divided into three chapters: The first one brings the memories of childhood that have shaped my trajectory to the EJA. Initially, he approaches the theoretical definition of the memorial as an experience that forms and then re-encounters with childhood memories in the family and school context. The second chapter explores my trajectory from the moment I leave school and migrate to Salvador, where I live the exploration of child labor and mourning for the return school that later happens through the supplement. Once again I move away from school to live motherhood and family construction. The third chapter brings my planning in the family context to return to school and how it was learned this trajectory in the EJA to complete primary and secondary education. And later resize these knowledge to achieve teacher training. The result of this trajectory is the realization of a dream that was carried out with much persistence, hope and love of education.
Palavras-chave: Educação
Trajetória na EJA
Saberes
Formação Pedagógica
CNPq: Educação de Jovens e Adultos
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28754
Data do documento: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.