DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) >
Dissertações de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28670

Title: PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA OS CURSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EMI) DO IF SERTÃO-PE – CAMPUS PETROLINA
Authors: Teixeira, Dayany Vieieira Braga
???metadata.dc.contributor.advisor???: Sá, Maria Roseli Gomes Brito
Keywords: Organização Curricular;Pesquisa e Extensão;Ensino Médio Integrado
Issue Date: 21-Feb-2019
Abstract: Esta proposta de intervenção tem como objetivo apresentar uma estrutura de organização curricular para os cursos do Ensino Médio Integrado do IF Sertão-PE, campus Petrolina, que possibilite a efetiva integração, a partir da inserção da pesquisa e da extensão na organização curricular dos cursos. A proposta foi sendo delineada a partir da pesquisa documental e de campo realizada com base no problema formulado para a pesquisa: Como inserir a pesquisa e a extensão na organização curricular dos cursos do EMI do campus Petrolina de forma que possibilite uma efetiva integração? Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista e o questionário. Os resultados da pesquisa apontaram que a organização curricular dos cursos do EMI está desatualizada e que não há uma efetiva integração. Com relação à pesquisa e à extensão, apontaram que não fazem parte do currículo de forma adequada e os profissionais da educação acham importante inseri-los no currículo dos cursos. Com base nos resultados da pesquisa, foi construído o desenho curricular, denominado de Rede Curricular, na perspectiva da inserção da pesquisa e da extensão no currículo, organizado através dos núcleos: integrador, politécnico e comum, que possibilite a efetiva integração curricular. Como conclusão apresentam-se reflexões sobre a proposta de mudanças na organização curricular da Instituição de ensino pesquisada, na perspectiva da efetiva integração curricular a partir da pesquisa e da extensão, apontando as possíveis resistências às mudanças e as ações que podem ser realizadas para a Instituição da Rede Curricular.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28670
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado - Dayany Vieira Braga Teixeira.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA