DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) >
Dissertações de Mestrado (PPGEFHC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28657

Title: O ensino de eletroquímica a partir de uma abordagem sócio-histórica
Authors: Patrocínio, Analouise Almeida do
???metadata.dc.contributor.advisor???: Pinheiro, Bárbara Carine Soares
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Moradillo, Edilson Fortuna de
Keywords: Pedagogia Histórico-Crítica;eletroquímica;Eletricidade
Issue Date: 19-Feb-2019
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo investigar como se dá a apropriação dos conceitos relacionados a eletroquímica pelos estudantes do ensino médio, a partir de uma proposta didática baseada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Esta pesquisa é classificada como sendo de cunho qualitativo e de natureza empírica e aconteceu em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública da cidade de Salvador-Ba. Para alcançar tal finalidade, esta pesquisa foi desenvolvida por meio da modalidade da ação pesquisada, tendo como técnicas de coleta de dados a observação das aulas com intuito de capturar os momentos de interação professor-aluno e a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados ocorreu a partir das contribuições de Bardin. Os resultados foram analisados a partir das respostas obtidas através dos questionários e discursos dos estudantes durante todo o processo como forma de evidenciarem a apropriação desses conceitos. A apropriação ocorreu a partir do domínio dos conceitos científicos pelos estudantes, através da sistematização da linguagem e signos específicos deste conceito e organização dos conceitos que envolvem o conceito de eletroquímica.
ABSTRACT- This research had as objective to investigate how the appropriation of concepts related to electrochemistry by high school students occurs, based on a didactic proposal based on Historical-Critical Pedagogy (HCP). This research is classified as qualitative and empirical in nature and happened in two classes of senior year of High School, in a public school in the city of Salvador-Ba. In order to achieve this goal, this research was developed through the researched action methodology, using as data collection techniques, class observation, with the purpose of capturing the moments of teacher-student interaction, and semi-structured interview. The data analysis took place by the contributions of Bardin. The results were analyzed from the answers obtained through the questionnaires and student discourses throughout the process as a way of evidencing the appropriation of these concepts. The appropriation took place from the domain of the scientific concepts by the students, through the systematization of the language and specific signs of this concept and organization of concepts involving the concept of electrochemistry.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28657
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGEFHC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação -Analouise Almeida do Patrocínio- versão final.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA