Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28541
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uma performance pedagógica da globo ao profissão repórter
Authors: Santos, Ailma Paixão Teixeira dos
metadata.dc.creator: Santos, Ailma Paixão Teixeira dos
Abstract: Esta monografia analisa a performance pedagógica presente no programa Profissão Repórter da TV Globo ao longo de seu histórico de 10 anos e mais de 100 edições, em perspectiva com o estilo da própria emissora. Isso é feito a partir do entendimento do jornalismo enquanto instituição e construção social, além de como nos tempos atuais, sua forma televisiva foi atribuindo elementos do infotainment. Tendo como metodologia, o conceito de gênero televisivo e o mapa das mediações, numa abordagem que destaca a mediação da tecnicidade, responsável por conectar a Globo ao programa, este trabalho compreende de que forma a performance da atração articula não só as Lógicas de Produção aos Formatos Industriais, mas também como o gênero conecta as Matrizes Culturais aos Formatos e as Lógicas às Competências de Recepção. Soma-se ainda a trajetória de Caco Barcellos – jornalista com mais de 40 anos de carreira, renomado por seu trabalho como repórter investigativo e policial no país – ao endereçamento de uma oficina de jornalismo e concluímos que o programa constrói e sustenta para si um lugar de referência dentro da grade da emissora.
Keywords: Telejornalismo
Gênero televisivo
Gênero midiático
Performance
Endereçamento
Mapa das mediações
Estudos culturais
Profissão repórter
Rede Globo
Caco Barcellos
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28541
Issue Date: 6-Feb-2019
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Ailma Teixeira 2016.1.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.