Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28414
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O corte e o tempo: Uma análise da montagem de filmes de found footage e dos padrões criativos na edição de U.F.O. Abduction, A bruxa de Blair e V/H/S
Authors: Lima, Flavia Elisa Trindade
metadata.dc.creator: Lima, Flavia Elisa Trindade
Abstract: O presente trabalho tem como finalidade promover um estudo sobre o processo criativo da montagem, baseado na análise comparativa dos filmes de found footage U.F.O. Abduction, A bruxa de Blair e V/H/S. A análise proposta faz uma breve revisão histórica da crítica e da censura de imagens de violência e tabus, do horror, da montagem e do found footage, como também reúne teorias que propõem um entendimento sobre o processo criativo repetitivo e a originalidade na montagem de filmes com mais de dez anos de diferença entre suas produções. Dentre os autores referidos para a identificação de um padrão repetitivo, relação de nostalgia ou outra afetividade imagética, estão Bruno Latour, Adam Lowe (2010); Noël Carroll (1999); Kirby Ferguson (2016); David Kekeres (2016); Rodrigo Carreiro (2013); Théodore Flournoy através de Thiago Nilo Santos (2013); Ernst Hans Gombrich através de Jacques Aumont (2012) e Vincent Amiel (2011).
Keywords: Processo criativo
Originalidade
Montagem
Horror
Found footage
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28414
Issue Date: 16-Jan-2019
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Corte e o tempo - Flávia Lima.pdf3,03 MBAdobe PDFView/Open
O Corte e o tempo - Flávia Lima.pdf3,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.