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Title: Adultos mayores y sus interacciones con las TIC en el punto vive digital Toberín de la ciudad de Bogotá.
Authors: Niño Echeverry, Angela Maria
???metadata.dc.contributor.advisor???: Bonilla, Maria Helena Silveira
Keywords: Idosos;Tecnologias da informação e comunicação;Ponto Vive Digital;Interações;Adultos mayores;Tecnologías de la información y la comunicación;Punto Vive Digital;Interacciones;Eldery;Information and communication technologies;Older adults;Interactions;Idosos – Aspectos sociais;Tecnologia da informação – Comunicação;Professores – Interação social;Internet
Issue Date: 11-Jan-2019
Abstract: A sociedade está vivendo um processo de digitalização que está levando pessoas de todas as idades a sentir a necessidade de incorporar as tecnologias digitais (TD) em suas atividades diárias, havendo um desejo compartilhado por muitos deles de realizar imersão na cultura digital. Ao observar a relação dos idosos com as TD, percebe-se que a sociedade tem dificuldades em ouvir as particularidades dessa fase etária, e geralmente são outras pessoas as que falam por elas, deixando de lado as percepções próprias dessa população. Sendo este o panorama, a presente investigação teve como objetivo compreender como os idosos se posicionam frente às dinâmicas com tecnologias digitais desenvolvidas no Ponto Vive Digital (PVD) Toberín da cidade de Bogotá (Colômbia), que é um programa que faz parte da política pública "Plan Vive Digital", a qual é operacionalizada através de cursos de TD. Para atingir este objetivo, foi feito uso da abordagem qualitativa, através do estudo de caso com inspiração etnográfica e do método indiciario, por meio de questionários, observação participante, diário de campo, rodas de conversa e entrevistas, instrumentos que permitiram fazer uma aproximação às experiências, às opiniões e aos sentimentos dos sujeitos observados, para entender como eles concebem os processos dos quais participam neste centro comunitário. Foi evidenciado que os idosos focam as suas posições em direção aos pontos positivos das dinâmicas que ocorrem no PVD, pela falta de conhecimento das possibilidades que têm as TD, além de um uso mecânico e técnico dos procedimentos, pois esta faixa etária foi acostumada a se aproximar ao conhecimento de uma forma tradicional, entendendo que este é o modelo certo por ser o único que conhecem, e porque são os mesmos idosos aqueles que construíram muitas das dinâmicas do PVD, as quais não nascem das diretrizes propostas pelo Ministério das TIC, mas são o resultado de suas relações com colegas, professores e com o Ponto. Da mesma forma, os sujeitos da pesquisa manifestaram ter encontrado algumas dificuldades no PVD, relacionadas à infra-estrutura, ao número de computadores, à qualidade da internet, aos softwares e às interfaces oferecidas, as quais não estam sendo suficientes para atender as necessidades, características específicas e desejos desta faixa etária, sendo os idosos os que estão tendo que se adaptar a essas condições. Concluiu-se que os idosos que participam das atividades com TD no PVD Toberín enxergam positivamente as dinâmicas que ocorrem neste espaço, e as concebem como conquistas, especialmente porque elas oferecem oportunidades para a socialização, mas é necessário ir além disso, já que a aproximação às TD que eles estão realizando nesse centro comunitário ainda é insuficiente, dada a complexidade do contexto contemporâneo e as necessidades dos cidadãos de mergulhar na cultura digital, a qual lhes permitiria conquistar e exercer plenamente seus direitos.
Society is undergoing a process of digitalization that is leading people of all ages to feel the need to incorporate digital technologies (DT) in their daily activities, there being a shared desire for many of them to immerse themselves in the digital culture. When observing the relationship of older adults with DT, it is perceived that society has difficulties to listen to the particularities of this age stage, and it is usually other people who speak for them, leaving aside the proper feeling of this population. Being this the panorama, the present investigation had as objective to understand how older adults are positioned in front of the dynamics with digital technologies developed in Punto Vive Digital (PVD) Toberín in Bogotá (Colombia), which is a program that is part of the public policy "Plan Vive Digital", which is operationalized through DT courses. To achieve this objective, the qualitative approach was used through the case study with ethnographic inspiration and the indiciary method, through questionnaires, participant observation, field diary, conversation rounds and interviews, instruments that allowed an approach to the experiences, opinions and feelings of the subjects observed, to understand how they conceive the processes of which they participate in the community center. It was evidenced that older adults focus their positions towards the strengths of the dynamics that are carried out in the PVD, due to the lack of knowledge of the possibilities that the DT have, beyond a mechanical and technical use of the procedures, because they have been accustomed to approach to the knowledge in a traditional way, understanding that this is the correct model, as it is the only one they know, and because they are the same seniors who have built many of the dynamics of the PVD, which are not born from the guidelines proposed by the Ministry of Technologies, but are the result of their relationships with colleagues, teachers and the Point. Likewise, the subjects of the investigation said they found some difficulties in the PVD, related to its infrastructure, the number of computers, the quality of the internet, the softwares and interfaces offered, which are not being adequate to meet the needs, specific characteristics and desires of this age phase, being older adults who are having to adapt to these conditions. It was concluded that older adults who participate in DT activities in the PVD Toberín see in a positive way the dynamics that take place in this space, and conceive them as a gain, especially because they provide opportunities for socialization, but it is necessary to go beyond that, since the approach to the DT that they are carrying out in this community center is still insufficient, given the complexity of the contemporary context and the need of citizens to immerse themselves in the digital culture, which would allow them to conquer and fully exercise their rights.
La sociedad está viviendo un proceso de digitalización que está llevando a personas de todas las edades a sentir la necesidad de incorporar las tecnologías digitales (TD) en sus actividades diarias, existiendo un deseo compartido por muchas de ellas de realizar una inmersión en la cultura digital. Al observar la relación de los adultos mayores con las TD, se percibe que la sociedad tiene dificultades para escuchar las particularidades de esta fase etaria, y son usualmente otras personas quienes hablan por ellos, dejando de lado el sentir propio de esta población. Siendo este el panorama, la presente investigación tuvo como objetivo comprender como se posicionan los adultos mayores frente las dinámicas con tecnologías digitales desarrolladas en el Punto Vive Digital (PVD) Toberín de la ciudad de Bogotá (Colombia), el cual es un programa que hace parte de la política pública “Plan Vive Digital”, que se operacionaliza a través de cursos de TD. Para lograr este objetivo, se hizo uso del abordaje cualitativo a través del estudio de caso con inspiración etnográfica y del método indiciario, a través de cuestionarios, observación participante, diario de campo, ruedas de conversación y entrevistas, instrumentos que permitieron realizar un acercamiento a las vivencias, opiniones y sentimientos de los sujetos observados, para comprender como conciben los procesos de los cuales participan en el centro comunitario. Se evidenció que los adultos mayores enfocan sus posicionamientos hacia las fortalezas de las dinámicas que se llevan a cabo en el PVD, por la falta de conocimiento de las posibilidades que tienen las TD, más allá de un uso mecánico y tecnicista de los procedimientos, porque han estado acostumbrados a acercarse al conocimiento de una manera tradicional, comprendiendo que este es el modelo correcto al ser el único que conocen, y debido a que son los mismos adultos mayores quienes han construido muchas de las dinámicas del PVD, las cuales no nacen a partir de los lineamientos propuestos por el Ministerio de las TIC, sino que son el fruto de sus relacionamientos con compañeros, docentes y con el Punto. Igualmente, los sujetos de la investigación manifestaron encontrar algunas dificultades en el PVD, relacionadas con la infraestructura, el número de computadores, la calidad del internet, los softwares e interfaces ofrecidos, los cuales no están siendo adecuados para atender las necesidades, características específicas y anhelos de esta fase etaria, siendo los adultos mayores quienes se están teniendo que adecuar a estas condiciones. Se concluyó que los adultos mayores que participan de las actividades con TD em el PVD Toberín ven de forma positiva las dinámicas que se llevan a cabo en este espacio, y las conciben como una ganancia, sobre todo porque les proveen oportunidad de socialización, pero es preciso ir más allá de eso, ya que el acercamiento a las TD que ellos están llevando a cabo en este centro comunitario aún es insuficiente, dada la complejidad del contexto contemporáneo y las necesidades de los ciudadanos por realizar una inmersión en la cultura digital, la cual les permitiría conquistar y ejercer plenamente sus derechos.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28363
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