Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28318
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Educação empreendedora, experiência e John Dewey |
Other Titles: | Revista Pensamento Contemporâneo em Administração |
Authors: | Araujo, Gracyanne Freire de Davel, Eduardo Paes Barreto |
metadata.dc.creator: | Araujo, Gracyanne Freire de Davel, Eduardo Paes Barreto |
Abstract: | As pesquisas sobre educação empreendedora reconhecem a importância da experiência como um processo baseado na ação, na prática e na aprendizagem. Todavia, essas pesquisas desconsideram as teorias de experiência no campo da Educação. O objetivo deste artigo é fundamentar a educação empreendedora na teoria educacional de John Dewey que privilegia o conceito de experiência. Essa fundamentação enfoca o contexto do empreendedorismo cultural e se beneficia de uma pesquisa empírica realizada junto a estudantes de graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados da pesquisa definem e discutem quatro dimensões-chave da experiência (dinamismo, reflexão, integração e liberdade) no processo de educação empreendedora. Dessa forma, a pesquisa contribui para aprimorar o registro teórico que orienta as pesquisas sobre educação empreendedora e, por conseguinte, fornece possibilidades de melhor qualificar educadores que se preocupam com a formação de futuros empreendedores. |
Keywords: | Educação empreendedora Experiência John Dewey Empreendedorismo cultural |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | UFF |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28318 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Educação Empreendedora, Experiência e John Dewey.pdf | 347,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.