Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28318
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação empreendedora, experiência e John Dewey
Título(s) alternativo(s): Revista Pensamento Contemporâneo em Administração
Autor(es): Araujo, Gracyanne Freire de
Davel, Eduardo Paes Barreto
Autor(es): Araujo, Gracyanne Freire de
Davel, Eduardo Paes Barreto
Abstract: As pesquisas sobre educação empreendedora reconhecem a importância da experiência como um processo baseado na ação, na prática e na aprendizagem. Todavia, essas pesquisas desconsideram as teorias de experiência no campo da Educação. O objetivo deste artigo é fundamentar a educação empreendedora na teoria educacional de John Dewey que privilegia o conceito de experiência. Essa fundamentação enfoca o contexto do empreendedorismo cultural e se beneficia de uma pesquisa empírica realizada junto a estudantes de graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados da pesquisa definem e discutem quatro dimensões-chave da experiência (dinamismo, reflexão, integração e liberdade) no processo de educação empreendedora. Dessa forma, a pesquisa contribui para aprimorar o registro teórico que orienta as pesquisas sobre educação empreendedora e, por conseguinte, fornece possibilidades de melhor qualificar educadores que se preocupam com a formação de futuros empreendedores.
Palavras-chave: Educação empreendedora
Experiência
John Dewey
Empreendedorismo cultural
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28318
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação Empreendedora, Experiência e John Dewey.pdf347,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.