Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28271
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Economia digital e novos modelos de negócio: um estudo aplicado aos canais do YouTube
Authors: Santana, Islaine Cardoso
metadata.dc.creator: Santana, Islaine Cardoso
Abstract: O presente trabalho identifica janelas de oportunidades de novos modelos de negócio assentados nas novas Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial o YouTube, plataforma que com os seus canais cria as condições de instrumentalização de um complexo de TICs na formatação de negócios associados à “nova economia”. Para tanto, foi realizada uma revisão literária de maneira a corroborar as ideias apresentadas neste trabalho, partindo desde a ascensão das Tecnologias de Informação e Comunicação, até a sua instrumentalização pela plataforma YouTube e pelos canais que configuram novos modelos na economia digital. Em específico, é feita a análise em torno de alguns canais emblemáticos do YouTube (como expressão dessa nova economia), verificando o modelo de negócio que os mesmos possuem, bem como sua configuração no que reporta a estratégia produção, distribuição e na relação entre oferta e demanda. Por fim, é analisado um canal em específico, no qual é identificado aspectos de uma inovação disruptiva, configurando uma mudança organizacional no mercado.
This work identifies windows of opportunities for new business models based on the new Information and Communication Technologies, in particular YouTube, a platform that with its channels creates the conditions for the implementation of a ICT complex in the formatting of businesses associated with the "new economy". For that, a literary revision was carried out in order to corroborate the ideas presented in this work, starting from the rise of Information and Communication Technologies, to its instrumentalization by the YouTube platform and the channels that configure new models in the digital economy. Specifically, the analysis is done around some emblematic channels of YouTube (as an expression of this new economy), verifying the business model they have, as well as their configuration in what refers to the strategy production, distribution and the relation between supply and demand. Finally, a specific channel is analyzed, in which aspects of a disruptive innovation are identified, setting up an organizational change in the market.
Keywords: Tecnologia da informação
Economia digital
Youtube ( Recurso eletrônico)
Modelo de negócio
Web 2.0
metadata.dc.subject.cnpq: Economia criativa
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28271
Issue Date: 21-Dec-2018
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_versão_final.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.