Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Ihering Guedes Alcoforado de-
dc.contributor.authorSantana, Islaine Cardoso-
dc.creatorSantana, Islaine Cardoso-
dc.date.accessioned2018-12-21T12:28:59Z-
dc.date.available2018-12-21T12:28:59Z-
dc.date.issued2018-12-21-
dc.date.submitted2018-12-05-
dc.identifier.issnTrabalho de conclusão de curso-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28271-
dc.description.abstractO presente trabalho identifica janelas de oportunidades de novos modelos de negócio assentados nas novas Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial o YouTube, plataforma que com os seus canais cria as condições de instrumentalização de um complexo de TICs na formatação de negócios associados à “nova economia”. Para tanto, foi realizada uma revisão literária de maneira a corroborar as ideias apresentadas neste trabalho, partindo desde a ascensão das Tecnologias de Informação e Comunicação, até a sua instrumentalização pela plataforma YouTube e pelos canais que configuram novos modelos na economia digital. Em específico, é feita a análise em torno de alguns canais emblemáticos do YouTube (como expressão dessa nova economia), verificando o modelo de negócio que os mesmos possuem, bem como sua configuração no que reporta a estratégia produção, distribuição e na relação entre oferta e demanda. Por fim, é analisado um canal em específico, no qual é identificado aspectos de uma inovação disruptiva, configurando uma mudança organizacional no mercado.pt_BR
dc.description.abstractThis work identifies windows of opportunities for new business models based on the new Information and Communication Technologies, in particular YouTube, a platform that with its channels creates the conditions for the implementation of a ICT complex in the formatting of businesses associated with the "new economy". For that, a literary revision was carried out in order to corroborate the ideas presented in this work, starting from the rise of Information and Communication Technologies, to its instrumentalization by the YouTube platform and the channels that configure new models in the digital economy. Specifically, the analysis is done around some emblematic channels of YouTube (as an expression of this new economy), verifying the business model they have, as well as their configuration in what refers to the strategy production, distribution and the relation between supply and demand. Finally, a specific channel is analyzed, in which aspects of a disruptive innovation are identified, setting up an organizational change in the market.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEconomia digitalpt_BR
dc.subjectYoutube ( Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.subjectWeb 2.0pt_BR
dc.titleEconomia digital e novos modelos de negócio: um estudo aplicado aos canais do YouTubept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesIzerrougene, Bouzid-
dc.contributor.refereesRios, Rafael Salles-
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomia criativapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_versão_final.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.