Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28127
Tipo: Dissertação
Título: HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA E REPRESENTAÇÕES: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ESPANHOL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.
Autor(es): Santos, Géssica Gonçalves
Autor(es): Santos, Géssica Gonçalves
Abstract: Neste trabalho, pretende-se analisar como a heterogeneidade linguística da língua espanhola é representada por professores da formação inicial, que cursaram os componentes curriculares referentes, ao Estágio Supervisionado I e II em Língua Espanhola (LET A 77 e LET 78, respectivamente) Universidade Federal da Bahia. Para esta pesquisa adotamos os seguintes procedimentos: análise do projeto didático elaborado pelos participantes do componente curricular (LET A 77) Estágio Supervisionado I de Língua Espanhola, com o objetivo de identificar qual a representação de língua presente e como essa se materializava na prática, desenvolvida no componente curricular (LET A 78) Estágio Supervisionado II de Língua Espanhola. Interessou, assim, observar como futuros professores abordavam em sua prática a heterogeneidade linguística e se essa se relacionava com a concepção de língua norteadora dos projetos elaborados. Para a elaboração deste trabalho, inserido na Linguística Aplicada, com ênfase na heterogeneidade linguística do ensino de espanhol, recorremos aos trabalhos de Bugel (1999), Irala (2004) bem como a autores que se dedicam a questões sobre a representação como Pereira e Costa (2012), Espíndola (2014) e Santos (2005). Quanto à formação de professores e ao Estágio Supervisionado, recorremos a como Mendes (2012), Andrade e Resende (2010), Baptista (2010), Thurck (2011) e Pastor Cesteros (2006). Concluiu- se que os sujeitos de pesquisa confundem variedade, variante com heterogeneidade linguística, contudo apresentam, em certas ocasiões, interesse e preocupação em explorar a heterogeneidade da língua espanhola em suas práticas de ensino.
En este trabajo, se pretende analizar cómo la heterogeneidad lingüística de la lengua española está representada por profesores de la formación inicial, que cursaron los componentes curriculares referentes, a la Etapa Supervisionada I y II en Lengua Española (LET A 77 y LET 78, respectivamente) Universidad Federal da Bahia. Para esta investigación adoptamos los siguientes procedimientos: análisis del proyecto didáctico elaborado por los participantes del componente curricular (LET A 77) Etapa Supervisionada I de Lengua Española, con el objetivo de identificar cuál la representación de lengua presente y cómo se materializaba en la práctica, desarrollada en el componente curricular (LET A 78) Etapa Supervisada II de Lengua Española. Interesó, así, observar cómo futuros profesores abordaban en su práctica la heterogeneidad lingüística y si ésta se relacionaba con la concepción de lengua orientadora de los proyectos elaborados. Para la elaboración de este trabajo, insertado en la Lingüística Aplicada, con énfasis en la heterogeneidad lingüística de la enseñanza de español, recurrimos a los trabajos de Bugel (1999), Irala (2004) así como a autores que se dedican a cuestiones sobre la representación como Pereira y Costa (2012), Espíndola (2014) y Santos (2005) . En cuanto a la formación de profesores y la Etapa Supervisada, recurrimos a como Mendes (2012), Andrade y Resende (2010), Baptista (2010), Thurck (2011) y Pastor Cesteros (2006). Se concluyó que los sujetos de investigación confunden variedad, variante con heterogeneidad lingüística, sin embargo presentan, en ocasiones, interés y preocupación en explorar la heterogeneidad de la lengua española en sus prácticas de enseñanza.
Palavras-chave: Linguística Aplicada
Língua Espanhola
Heterogeneidade Linguística
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28127
Data do documento: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Gessica.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.