Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28093
Tipo: Dissertação
Título: Classes multisseriadas nas escolas do campo de Ibititá: da proposta de intervenção formativa de professores às efetivas práticas pedagógicas
Autor(es): Jesus, Lucirleide Rosa de
Autor(es): Jesus, Lucirleide Rosa de
Abstract: Este projeto de intervenção buscou investigar quais são os impactos da ausência da formação continuada dos professores relativos às práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, nas escolas do campo da rede municipal de educação de Ibititá e propor como proposta de intervenção um plano de estudos sobre educação do campo, classes multisseriadas e práticas pedagógicas para as classes multisseriadas. Por meio da etnografia buscou se compreender a realidade investigada. A pesquisa considerou como base de referência os depoimentos dos professores que atuam nas classes multisseriadas nos três primeiros anos do ensino fundamental, colhidos através do grupo focal e questionário, a observação participada e o referencial teórico. O projeto discorre a respeito da ausência da formação continuada para os professores das classes multisseriadas, das escolas do campo. A pesquisa expôs a necessidade de uma proposta de intervenção para a rede municipal de educação de Ibititá, com foco na formação continuada para os docentes que atuam nas escolas multisseriadas, sendo construído um plano de estudos sobre educação do campo e práticas pedagógicas para as classes multisseriadas. Esta proposta não se define como um modelo pronto e acabado para implantação, mas se apresenta como uma possibilidade a ser analisada para o processo de formação das educadoras e educadores das classes multisseriadas das escolas do campo na rede municipal de educação de Ibititá.
ABSTRACT This intervention project sought to investigate the impact of the absence of continuing teacher education on the teaching practices in the multi-grade classes in the schools of the municipal education network of Ibititá and propose as a proposal for intervention a study plan on education in the field , multi-series classes and pedagogical practices for the multi-series classes. Through ethnography he sought to understand the reality investigated. The research considered as baseline the statements of teachers who work in the multisseries classes in the first three years of elementary school, collected through the focus group and questionnaire, participatory observation and theoretical reference. The project addresses the lack of continuing education for teachers in the multi-grade classes, in the rural schools. The research exposed the need for an intervention proposal for the municipal education network of Ibititá, focusing on the continuous training for teachers working in multi-series schools, with a plan of studies on field education and pedagogical practices for the multi-seriate classes. This proposal is not defined as a ready and finished model for implementation, but presents itself as a possibility to be analyzed for the training process of the educators and educators of the multisite classes of the rural schools in the municipal network of education of Ibititá.
Palavras-chave: Educação rural - Ibititá (BA)
Classe Multisseriada
Professores – Formação
Práticas pedagógicas
Professores - Educação (Educação permanente)
Prática de ensino
Educação do Campo
Field Education
Multisseries classes
Teacher training.
Pedagogical practices.
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28093
Data do documento: 5-Dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROJETO DE MESTRADO- LUCIRLEIDE ROSA DE JESUS.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.