Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27933
Tipo: Tese
Título: FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL: MATERIAIS DIDÁTICOS E CONTEXTO SOCIOCULTURAL BRASILEIRO
Autor(es): Matos, Doris Cristina Vicente da Silva
Autor(es): Matos, Doris Cristina Vicente da Silva
Abstract: Esta tese, que está situada na área dos Estudos da Linguagem, em particular da Linguística Aplicada (LA), tem como objetivo principal contribuir na formação de professores de língua espanhola, incentivando sua autonomia diante da necessidade de produzir materiais que possibilitem uma aprendizagem crítica e reflexiva do espanhol sob uma perspectiva intercultural. Para tanto, a metodologia utilizada seguiu os princípios da pesquisa qualitativa e de cunho heurístico, o que viabilizou a análise do processo de formação dos seis professores envolvidos durante a construção de uma Unidade Didática sob a perspectiva intercultural. As Unidades Didáticas compuseram o corpus da pesquisa, juntamente com os questionários respondidos e as notas de campo da pesquisadora. O construto teórico escolhido para a fundamentação dessa investigação foi dividido em quatro eixos: (1) Linguística Aplicada, (2) formação de professores de espanhol no Brasil, (3) desenvolvimento da perspectiva intercultural e (4) materiais didáticos. A conjugação desses pilares teóricos possibilitou a reflexão sobre a formação intercultural de professores de espanhol no contexto sociocultural brasileiro na área da LA como um campo fértil de investigação pelos desdobramentos que pode revelar, mais especificamente no tocante à questão dos materiais didáticos. A partir dos dados analisados, a tese confirmou que, para os professores conseguirem elaborar uma Unidade Didática sob a perspectiva intercultural, é importante, além de terem tido uma formação baseada nesse conceito, que também reconheçam a diversidade cultural como característica constituinte de todas as sociedades. Assim, os resultados evidenciaram a necessidade da construção de ações pedagógicas orientadas por uma postura crítica, política, comprometida e que dialogue com as práticas sociais, visando à promoção da interculturalidade em nossa complexa sociedade.
Palavras-chave: Linguística Aplicada
Formação de professores
Perspectiva intercultural
Materiais didáticos
Língua espanhola
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27933
Data do documento: 6-Nov-2018
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versao final Tese Doris Matos PDF.pdf6,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.