Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27621
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : APPrótese: uma ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem em prótese fixa
Autor : Almeida, Lucas Gonçalves
metadata.dc.creator: Almeida, Lucas Gonçalves
Resumen : A ideia inicial desta pesquisa teve origem no problema apresentado pela equipe de professores da área de Prótese Fixa da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (FOUFBA), que desenvolve, no âmbito de uma disciplina (Prótese Fixa II), uma atividade prática, cujo objetivo é o desenvolvimento de material para o auxílio ao ensino-aprendizagem. Nesta atividade, os alunos idealizam jogos educativos e cartilhas que detalham os procedimentos clínicos, visando estimular o aprendizado nos diversos tópicos da disciplina. Entretanto, todo o material é desenvolvido em meio físico, o que causa problemas de armazenamento e limita o acesso a turmas futuras. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ferramenta, chamada de APPrótese, em que professores e alunos possam interagir de maneira dinâmica, com transposição de conteúdo e criação de jogos lúdicos, mini avaliações e registro de desempenho, que possibilitam um aprendizado mais prático, eficiente, estimulante e acessível a qualquer momento, uma vez que seu conteúdo será armazenado em rede e poderá ser acessado por smartphones, dispositivos que são utilizados por uma grande parte das pessoas. A proposta inclui o desenvolvimento de dois ambientes que se comunicam diretamente: o primeiro é uma versão WEB, destinado a criação do conteúdo que o professor deseja compartilhar com o aluno sendo possível construir jogos, testes avaliativos ou simplesmente transpor artigos, vídeos ou e-books; o segundo ambiente é uma versão mobile, com a finalidade de garantir acesso ao aluno, sobre o conteúdo produzido, assim como possibilitar o acompanhamento do seu desempenho. Os requisitos da plataforma foram levantados em conjunto com os professores da FOUFBA, que puderam interagir de modo periódico com a equipe de desenvolvimento, de modo a acompanhar o projeto, tecendo as críticas necessárias à sua evolução consistente. A plataforma foi avaliada empiricamente, com a participação dos principais interessados no seu desenvolvimento, a saber, equipe de professores e equipes de alunos da FOUFBA. Com os resultados obtidos nas avaliações, observamos um feedback bastante positivo quanto à capacidade do APPrótese em solucionar o problema levantado, assim como seu potencial em trazer contribuições significativas ao processo de ensino-aprendizagem.
Palabras clave : Prótese fixa
Odontologia
Jogos educativos
Ferramentas de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27621
Fecha de publicación : 4-oct-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciência da Computação (IC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Lucas Gonçalves Almeida - DCC.pdf7,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.