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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMachado, Ivan do Carmo-
dc.contributor.authorAlmeida, Lucas Gonçalves-
dc.creatorAlmeida, Lucas Gonçalves-
dc.date.accessioned2018-10-04T14:55:30Z-
dc.date.available2018-10-04T14:55:30Z-
dc.date.issued2018-10-04-
dc.date.submitted2018-08-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27621-
dc.description.abstractA ideia inicial desta pesquisa teve origem no problema apresentado pela equipe de professores da área de Prótese Fixa da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (FOUFBA), que desenvolve, no âmbito de uma disciplina (Prótese Fixa II), uma atividade prática, cujo objetivo é o desenvolvimento de material para o auxílio ao ensino-aprendizagem. Nesta atividade, os alunos idealizam jogos educativos e cartilhas que detalham os procedimentos clínicos, visando estimular o aprendizado nos diversos tópicos da disciplina. Entretanto, todo o material é desenvolvido em meio físico, o que causa problemas de armazenamento e limita o acesso a turmas futuras. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ferramenta, chamada de APPrótese, em que professores e alunos possam interagir de maneira dinâmica, com transposição de conteúdo e criação de jogos lúdicos, mini avaliações e registro de desempenho, que possibilitam um aprendizado mais prático, eficiente, estimulante e acessível a qualquer momento, uma vez que seu conteúdo será armazenado em rede e poderá ser acessado por smartphones, dispositivos que são utilizados por uma grande parte das pessoas. A proposta inclui o desenvolvimento de dois ambientes que se comunicam diretamente: o primeiro é uma versão WEB, destinado a criação do conteúdo que o professor deseja compartilhar com o aluno sendo possível construir jogos, testes avaliativos ou simplesmente transpor artigos, vídeos ou e-books; o segundo ambiente é uma versão mobile, com a finalidade de garantir acesso ao aluno, sobre o conteúdo produzido, assim como possibilitar o acompanhamento do seu desempenho. Os requisitos da plataforma foram levantados em conjunto com os professores da FOUFBA, que puderam interagir de modo periódico com a equipe de desenvolvimento, de modo a acompanhar o projeto, tecendo as críticas necessárias à sua evolução consistente. A plataforma foi avaliada empiricamente, com a participação dos principais interessados no seu desenvolvimento, a saber, equipe de professores e equipes de alunos da FOUFBA. Com os resultados obtidos nas avaliações, observamos um feedback bastante positivo quanto à capacidade do APPrótese em solucionar o problema levantado, assim como seu potencial em trazer contribuições significativas ao processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrótese fixapt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectFerramentas de auxílio ao processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleAPPrótese: uma ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem em prótese fixapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesLima, Emilena Maria Castor Xisto-
dc.contributor.refereesSantos, Vaninha Vieira dos-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentDepartamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciência da Computação (IC)

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