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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Criação negociada de indicadores para avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional: uma análise do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Autor : Veloso, Helmer Soares
metadata.dc.creator: Veloso, Helmer Soares
Resumen : O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) consiste em um documento no qual se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. O PDI deve estar intimamente articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional, realizada tanto como procedimento autoavaliativo como externo. Considerando a importância que o PDI tem para o IFNMG, envolvendo aspectos inerentes ao planejamento de suas ações e ao seu credenciamento como ofertante de cursos superiores, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os desafios ao atendimento dos objetivos descritos no PDI do IFNMG a partir de uma perspectiva negociada. A pesquisa é de caráter qualitativo e documental, tendo sido utilizado o grupo focal como técnica de coleta de dados. A abordagem negociada baseada em Guba e Lincoln (1989) foi utilizada para priorização e criação de 24 indicadores para avaliação do PDI. Foram ainda analisados relatórios de gestão e o Plano de Desenvolvimento Institucional como parâmetros de comparação com os resultados dos grupos focais. A partir das discussões concluiu-se que os principais desafios estão associados ao desenvolvimento de uma maturidade de planejamento institucional e à superação do impacto das mudanças nas políticas de governo, que afetam a instituição, sobretudo, no que se refere a disponibilidade de recursos. Após as análises, vislumbrou-se novas perspectivas, indicando que novos trabalhos sejam realizados envolvendo a participação de gestores e servidores de outras unidades do IFNMG, uma vez que toda abordagem construída teve a colaboração apenas de servidores da reitoria, fato que se tornou uma limitação da pesquisa.
The Institutional Development Plan (IDP) consists of a document that defines the mission of the higher education institution and the strategies to achieve its goals and objectives. The IDP must be closely articulated with the practice and results of the institutional evaluation, performed both as a self-evaluation and external procedure. Considering the importance that the IDP has for the IFNMG, involving aspects inherent to the planning of its actions and to its accreditation as a provider of higher courses, the present research had the objective of analyzing the challenges to meeting the objectives described in the IFNMG IDP from a negotiated perspective. The research is qualitative and documentary, and the focal group was used as a data collection technique. The negotiated approach based on Guba and Lincoln (1989) was used to prioritize and create 24 indicators for the evaluation of the IDP. Management reports and the Institutional Development Plan were also analyzed as parameters for comparison with the results of the focus groups. From the discussions it was concluded that the main challenges are associated to the development of a maturity of institutional planning and to overcoming the impact of changes in government policies that affect the institution, especially regarding the availability of resources. After the analysis, new perspectives were envisaged, indicating that new work should be carried out involving the participation of managers and servers of other units of the IFNMG, since every approach built had only the collaboration of rectors, a fact that became a limitation of the research.
Palabras clave : Planejamento
Avaliação
Negociação
Indicadores
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências sociais aplicada
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NPGA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27602
Fecha de publicación : 3-oct-2018
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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