Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2757
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Redes, associativismo e cultura política em uma sociedade globalizada: novas atitudes da classe empresarial na Bahia
Otros títulos : Caderno CRH
Autor : Baiardi, Amílcar
Laniado, Ruthy Nadia
metadata.dc.creator: Baiardi, Amílcar
Laniado, Ruthy Nadia
Resumen : Uma sociedade globalizada cria novos padrões de conduta social relativos à economia e à vida coletiva. Isso requer uma contínua fusão entre valores culturais tradicionais e novos. Lidando com as atividades econômicas, políticas e sociais, os atores se vêem diante da contínua renovação de percepções, de valores e de modos de ação coletiva necessários para reestruturar amplamente as atividades sociais e econômicas. Na sociedade baiana, houve um esforço significativo para entender a relevância das mudanças provocadas pela economia globalizada, o que levou diferentes estratos de empresários locais a reformarem sua estratégia associativa. Eles organizaram redes voltadas para incrementar a participação de grupos de interesses, para elevar a sua capacidade de interferir na economia e para lidar localmente com as pressões concorrenciais do capital global. Este trabalho analisa os fatores dinâmicos que se tornaram fontes de mobilização para que empresários baianos formassem redes, tais como recursos materiais, mudanças em atitudes e co-operação.
Palabras clave : redes
sociedade globalizada
cultura política
economia regional
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2757
Fecha de publicación : 2006
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (EA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RCRH-2006-77 S.pdf133,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.