Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2757
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Redes, associativismo e cultura política em uma sociedade globalizada: novas atitudes da classe empresarial na Bahia
Other Titles: Caderno CRH
Authors: Baiardi, Amílcar
Laniado, Ruthy Nadia
metadata.dc.creator: Baiardi, Amílcar
Laniado, Ruthy Nadia
Abstract: Uma sociedade globalizada cria novos padrões de conduta social relativos à economia e à vida coletiva. Isso requer uma contínua fusão entre valores culturais tradicionais e novos. Lidando com as atividades econômicas, políticas e sociais, os atores se vêem diante da contínua renovação de percepções, de valores e de modos de ação coletiva necessários para reestruturar amplamente as atividades sociais e econômicas. Na sociedade baiana, houve um esforço significativo para entender a relevância das mudanças provocadas pela economia globalizada, o que levou diferentes estratos de empresários locais a reformarem sua estratégia associativa. Eles organizaram redes voltadas para incrementar a participação de grupos de interesses, para elevar a sua capacidade de interferir na economia e para lidar localmente com as pressões concorrenciais do capital global. Este trabalho analisa os fatores dinâmicos que se tornaram fontes de mobilização para que empresários baianos formassem redes, tais como recursos materiais, mudanças em atitudes e co-operação.
Keywords: redes
sociedade globalizada
cultura política
economia regional
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2757
Issue Date: 2006
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (EA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCRH-2006-77 S.pdf133,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.