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Tipo: Dissertação
Título: A leitura como prática significativa para os alunos do 5º ano do ensino fundamental: uma contribuição para a formação de alunos leitores na rede de ensino de lapão/BA.
Autor(es): Vilela, Patrícia Ares Azevedo Dourado
Autor(es): Vilela, Patrícia Ares Azevedo Dourado
Abstract: Este trabalho foi realizado em parceria com a autora Kaline Morais e, assim como o seu trabalho intitulado “A leitura no 5º ano do ensino fundamental : uma contribuição para o desenvolvimento da competência leitora na Rede Municipal de Ensino de Lapão/BA”, contempla discussões sobre a prática da leitura dos estudantes da rede municipal de Lapão, problematizada na questão: o que tem provocado o baixo desempenho em leitura dos estudantes no ciclo complementar da alfabetização? Assim, para a realização da pesquisa que norteou o projeto de intervenção, adotou- se como objetivo geral: analisar o nível de competência leitora dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino de Lapão e, como objetivo do projeto de intervenção: instituir uma política de formação de leitores, especialmente para os profissionais que atendem as turmas do 4º e 5º ano, nas escolas municipais. O processo de investigação iniciou-se pela trajetória das pesquisadoras no contexto de trabalho como professores da rede no percurso formativo do mestrado profissional de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2018, especialmente nas escolas Antônio Matos Filho e Vital da Silva Dourado, localizadas no distrito de Aguada Nova, município de Lapão/Bahia. Fizeram parte desse processo de investigação 14 professores graduados em pedagogia da rede de ensino que se dispuseram a participar de forma ativa e colaborativa como sujeitos da pesquisa. A metodologia está referendada na fenomenologia-hermenêutica e a partir dela, elegeu-se a pesquisa qualitativa descritiva. Inspiradas no grupo focal como método da abordagem qualitativa, foi definido que os dados da pesquisa seriam obtidos por meio de “grupos de diálogos” que representaram uma potente ferramenta. Aplicou- se esse dispositivo uma vez que as informações foram trazidas por meio de interações entre os participantes. Para provocar reflexões sobre as práticas de leitura e dialogar com os professores, quatro proposições nortearam os diálogos. Para além dos grupos de diálogos, foram realizadas observações sistemáticas envolvendo visitas no lócus da pesquisa a partir das quais foi possível identificar e analisar alguns fatores decisivos sobre como a leitura vem sendo trabalhada nas escolas pesquisadas. Identificou-se então que a diferença entre os níveis de competência leitora nas duas escolas pesquisadas pode estar associada a fatores como a falta de monitoramento dos resultados de leitura, tempo pedagógico fragmentado, acervo literário restrito, falta de espaço específico para atividades de leitura, participação restrito da família, processo de ensino e aprendizagem delimitado em torno do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, além de ausência de estudos específicas para os professores formadores de leitores. Desta maneira, ao final do estudo apresenta-se uma proposta de intervenção, com algumas orientações implicadas que podem contribuir de forma positiva para o desenvolvimento da competência leitora na Rede de Ensino do município de Lapão.
ABSTRACT This work was carried out in partnership with the author Kaline Morais and, as well as his work entitled "Reading in the 5th year of elementary school: a contribution to the development of reading competence in the Municipal Network of Teaching of Lapão / BA", contemplates discussions about the practice of reading the students of the municipal network of Lapão, problematized in the question: what has caused the poor reading performance of students in the complementary cycle of literacy? In order to carry out the research that guided the intervention project, it was adopted as a general objective: to analyze the level of reading competence of the students of the fifth year of Elementary School of the Lapão Municipal Teaching Network and, as an objective of the intervention project: to institute a policy of training of readers, especially for the professionals that attend the classes of the 4º and 5º year, in the municipal schools. The research process started with the trajectory of the researchers in the context of working as teachers of the network in the training course of the professional master's degree from February 2015 to February 2018, especially in the schools Antônio Matos Filho and Vital da Silva Dourado, located in the district of Aguada Nova, municipality of Lapão / Bahia. This research process was carried out by 14 teachers graduated in pedagogy of the educational network who were willing to participate in an active and collaborative way as research subjects.The methodology is based on phenomenologyhermeneutics and from it, the descriptive qualitative research was chosen. Inspired by the focus group as a method of qualitative approach, it was defined that the research data would be obtained through "dialog groups" that represented a powerful tool. This device was applied since the information was brought through interactions between the participants. To provoke reflections on reading practices and dialogue with teachers, four propositions guided the dialogues. In addition to the dialog groups, systematic observations were made involving visits at the locus of the research, from which it was possible to identify and analyze some decisive factors on how the reading has been worked in the schools studied. It was then identified that the difference between levels of reading competence in the two schools studied may be associated to factors such as lack of monitoring of reading results, fragmented pedagogical time, restricted literary content, lack of specific space for reading activities, participation restricted family, teaching and learning process delimited around the National Literacy Program in the Right Age - PNAIC, in addition to the absence of specific studies for teacher- training readers. Thus, at the end of the study we present a proposal for intervention, with some implied guidelines that can contribute positively to the development of reading competence in the Teaching Network of the city of Lapão.
Palavras-chave: Leitura
Competência leitora
Proposta de intervenção
Ensino fundamental
Leitores - Reação crítica
Reading
Reading competence
Proposed intervention
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Projeto de Intervenção Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas - MPED.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27576
Data do documento: 2-Out-2018
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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