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Tipo: Dissertação
Título: ESTRATÉGIAS DE COMPENSAÇÃO E DE MEMÓRIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE DUAS ALUNAS DE UM CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA INGLESA DA UFBA
Autor(es): Miranda, Alberto Santos de
Autor(es): Miranda, Alberto Santos de
Abstract: Este estudo de caso apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos advindos de comunidades populares, com histórico de insucesso no aprendizado da língua inglesa como língua estrangeira (LE). O objetivo do trabalho foi investigar, durante dois semestres letivos, como estratégias de compensação e de memória contribuem para o aprendizado da língua inglesa de duas alunas bolsistas do Núcleo de Extensão do Departamento de Letras Germânicas da UFBA (NELG), em Salvador (BA), além de observar e mapear as referidas estratégias, comparando-as com a classificação de estratégias concebida por Oxford (1990). Para a geração de dados, lançamos mão de questionários, entrevistas gravadas em áudio e vídeo, narrativas e observações de aula. Ao fim de nosso estudo, concluímos que esses recursos pedagógicos desempenham um papel significativo no processo de aprendizagem de nossas informantes. O estudo apontou ainda que as estratégias de aprendizagem, sobretudo as de memória e de compensação, podem ser aliadas de tantos outros recursos já utilizados pelos professores para o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes de línguas estrangeiras.
This case study brings the results of a research work carried out with students from underprivileged communities, with a background of unsuccessful attempts in learning English as a foreign language. During two semesters, the research aimed to investigate how compensation and memory strategies contribute to the learning of English by two scholarship students from UFBA’s Extension Center of the Department of Germanic Languages (NELG), Salvador (BA), observing and mapping those strategies, comparing them with the strategy categorization conceived by Oxford (1990). To generate data, we used questionnaires, interviews recorded in audio and video, narratives, and classroom observations. At the end of the study, we found out that those pedagogical resources play a significant role in the learning process of our informants. The study has also revealed that the language learning strategies, especially those of memory and compensation, can be combined with many other resources already used by teachers to foster the autonomy of foreign language learners.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira
Estratégias de aprendizagem
Alunos de camadas populares
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Lingua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27470
Data do documento: 24-Set-2018
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