Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorScheyerl, Denise Chaves de Menezes-
dc.contributor.authorMiranda, Alberto Santos de-
dc.creatorMiranda, Alberto Santos de-
dc.date.accessioned2018-09-24T17:35:03Z-
dc.date.available2018-09-24T17:35:03Z-
dc.date.issued2018-09-24-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27470-
dc.description.abstractEste estudo de caso apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos advindos de comunidades populares, com histórico de insucesso no aprendizado da língua inglesa como língua estrangeira (LE). O objetivo do trabalho foi investigar, durante dois semestres letivos, como estratégias de compensação e de memória contribuem para o aprendizado da língua inglesa de duas alunas bolsistas do Núcleo de Extensão do Departamento de Letras Germânicas da UFBA (NELG), em Salvador (BA), além de observar e mapear as referidas estratégias, comparando-as com a classificação de estratégias concebida por Oxford (1990). Para a geração de dados, lançamos mão de questionários, entrevistas gravadas em áudio e vídeo, narrativas e observações de aula. Ao fim de nosso estudo, concluímos que esses recursos pedagógicos desempenham um papel significativo no processo de aprendizagem de nossas informantes. O estudo apontou ainda que as estratégias de aprendizagem, sobretudo as de memória e de compensação, podem ser aliadas de tantos outros recursos já utilizados pelos professores para o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes de línguas estrangeiras.pt_BR
dc.description.abstractThis case study brings the results of a research work carried out with students from underprivileged communities, with a background of unsuccessful attempts in learning English as a foreign language. During two semesters, the research aimed to investigate how compensation and memory strategies contribute to the learning of English by two scholarship students from UFBA’s Extension Center of the Department of Germanic Languages (NELG), Salvador (BA), observing and mapping those strategies, comparing them with the strategy categorization conceived by Oxford (1990). To generate data, we used questionnaires, interviews recorded in audio and video, narratives, and classroom observations. At the end of the study, we found out that those pedagogical resources play a significant role in the learning process of our informants. The study has also revealed that the language learning strategies, especially those of memory and compensation, can be combined with many other resources already used by teachers to foster the autonomy of foreign language learners.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de inglês como língua estrangeirapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAlunos de camadas popularespt_BR
dc.titleESTRATÉGIAS DE COMPENSAÇÃO E DE MEMÓRIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE DUAS ALUNAS DE UM CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA INGLESA DA UFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Irenilza Oliveira e-
dc.contributor.refereesGama, Gustavo Ribeiro da-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Lingua e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf10,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SUMÁRIO.pdf_2200,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.