Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27283
metadata.dc.type: Tese
Título : Do canto do corpo aos cantos da casa Performance e espetacularidade através do Reisado do Mulungu
Autor : Mendes, Eloísa Brantes
metadata.dc.creator: Mendes, Eloísa Brantes
Resumen : Esta tese apresenta, discute e reflete sobre questões metodológicas relativas à experiência antropológica na área das Artes Cênicas. A experiência antropológica em tela tem como horizonte de estudos os fenômenos espetaculares e a diversidade cultural. O campo da pesquisa é o catolicismo sincrético, no qual a tradição do Reisado na comunidade negra rural Mulungu (Município de Boninal – Chapada Diamantina/ Bahia) é considerada no contexto dinâmico das transformações sócio-culturais decorrentes da modernização do povoado, onde, nos últimos 30 anos foram implantados serviços públicos de iluminação, fornecimento de água, educação básica e pagamento de aposentadoria rural. O eixo da abordagem da performance do Reisado e de suas transformações é a corporeidade dos performers que fazem a tradição. A visita ritual do Reisado às casas é estudada na dimensão interativa da performance e dos processos de montagem, no contexto da comunidade Mulungu e no contexto do teatro contemporâneo.
Cette thèse traite des questions méthodologiques relatives à l´utilisation de l´expérience anthropologique dans le domaine des Arts Scéniques. L’expérience anthropologique a ici pour ambition l’étude des phénomènes spectaculaires et de la diversité culturelle. Le champ de cette recherche est le catholicisme populaire au Brésil ; la tradition du Reisado (fête des Rois Mages) de la communauté noire rurale de Mulungu (Município de Boninal – Chapada Diamantina/État de Bahia) est abordée ici dans son contexte dynamique des transformations socio-cuturelles. Ces 30 dernières années, les changements de la vie quotidienne (exode rural masculin, implantation de services publics) et la modernisation du lieu ont influencé la pratique traditionnelle du Reisado, sa spectacularité dans le contexte rituel et dans celui de la culture populaire. Cette étude insiste sur la dimension interactive et corporelle de la performance du rituel de visite, dans le contexte religieux et social de la communauté de Mulungu, mais aussi en rapport avec le théâtre contemporain.
Palabras clave : Artes Cênicas
Performance
Espetacularidade
Reisado do Mulungu
metadata.dc.subject.cnpq: Lingüística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27283
Fecha de publicación : 11-sep-2018
Aparece en las colecciones: Tese (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Textos preliminares.docELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS1,34 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Índices .docÍNDICES24,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Introdução.docINTRODUÇÃO35,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Capítulo 1.docCAP 1619,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Capítulo 2.docCAP 29,11 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Capítulo 3.docCAP 312,1 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Conclusão.docCONCLUSÃO44 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
Bibliografia .docBIBLIOGRAFIA117,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.