https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27162
Tipo: | Dissertação |
Título: | Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade |
Autor(es): | Brito, Marcelo Sousa |
Autor(es): | Brito, Marcelo Sousa |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo recontar a história de uma cidade a partir do encontro
do indivíduo e um lugar escolhido por ele, fazendo uma leitura de um “lugar” bem
guardado e escondido na memória. Tendo como premissa a existência desse ”lugar”, um
diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido, utilizando a cidade de Itambé, no sudoeste
baiano, como “laboratório” para a construção de um texto que possa invadir esta cidade
com uma outra história, a história de quem vive este espaço urbano. Os caminhos
utilizados para atingir os objetivos foram diversificados e, para tanto, o trabalho foi
centrado em metodologias participativas que visam à construção coletiva de conhecimento,
a partir da convivência com os moradores. Para isso, a Fenomenologia da Percepção de
Maurice Merleau-Ponty foi de fundamental importância na construção desta dramaturgia
do espaço, a partir de suas reflexões sobre os fenômenos existentes na relação entre o
indivíduo e o lugar que ele habita. Autores como Beatriz Sarlo, Antônio Araújo, André
Carreira, Peter Brook, Hannah Arendt e Jean-Pierre Ryngaert foram muito importantes
como embasamento teórico no estudo da memória, da ação, do discurso e do cotidiano na
dramaturgia contemporânea. Na segunda parte da pesquisa, os depoimentos foram
reunidos e, juntamente com a comunidade, um texto dramático foi criado, recontando a
história deste lugar e apresentando questionamentos atuais dos habitantes que lá vivem,
dentro de uma ação cênica fragmentada por toda a cidade. Cette dissertation a comme objectif raconter l´histoire d´une ville à partir du rencontre entre un individu et un lieu cher à lui, en faisant une lecture de ce lieu bien gardé et caché dans la memoire. En ayant comme prémice l´éxistence de ce “lieu” un dialogue entre le théâtre et la ville a été établi, en utilisant la ville de Itambé, au sud-est baianais, comme “laboratoire” pour la construction d´un text qui puisse envahir cette ville avec une autre histoire, l´histoire de celui qui vit ce space urbain. Le chemins utilisés pour accomplir les objectifs ont été diversifiés et, pour autant, le travail a été centré en méthodologies participatives qui visent à la construction collective de connaissance, à partir de la convivialité avec les habitants. Pour cela, la Phénoménologie de la Perception de Maurice Merleau-Ponty a eu une fondamentale importance dans la construction de cette dramaturgie de l´espace, à partir des reflexions sur les phénoménes existentes dans la relaction entre l´individu et le lieu où il habite. Auteurs comme Beatriz SARLO, Antônio ARAÚJO, André CARREIRA, Peter BROOK, Hannah ARENDT et Jean-Pierre RYNGAERT ont été très importants pour approfondir la théorie dans l´étude de la memoire, de l´action, du discours et du cotidien dans la dramaturgie contemporaine. Dans la deuxième partie de la recheche, les dépositions ont été reunis et, avec la communauté, un text dramatique a été créé, en racontant l´histoire de ce lieu et en présentant les questions actuelles des habitants, dans une action scènique fragmentée pour toute la ville. |
Palavras-chave: | Fenomenologia Dramaturgia Teatro Cidade Ação cênica Phénoménologies Dramaturgies Ville Actions scéniques |
CNPq: | Lingüística, Letras e Artes |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27162 |
Data do documento: | 30-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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