Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27162
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis, Angela de Castro | - |
dc.contributor.author | Brito, Marcelo Sousa | - |
dc.creator | Brito, Marcelo Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T13:50:29Z | - |
dc.date.available | 2018-08-30T13:50:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2011-03-15 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27162 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo recontar a história de uma cidade a partir do encontro do indivíduo e um lugar escolhido por ele, fazendo uma leitura de um “lugar” bem guardado e escondido na memória. Tendo como premissa a existência desse ”lugar”, um diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido, utilizando a cidade de Itambé, no sudoeste baiano, como “laboratório” para a construção de um texto que possa invadir esta cidade com uma outra história, a história de quem vive este espaço urbano. Os caminhos utilizados para atingir os objetivos foram diversificados e, para tanto, o trabalho foi centrado em metodologias participativas que visam à construção coletiva de conhecimento, a partir da convivência com os moradores. Para isso, a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty foi de fundamental importância na construção desta dramaturgia do espaço, a partir de suas reflexões sobre os fenômenos existentes na relação entre o indivíduo e o lugar que ele habita. Autores como Beatriz Sarlo, Antônio Araújo, André Carreira, Peter Brook, Hannah Arendt e Jean-Pierre Ryngaert foram muito importantes como embasamento teórico no estudo da memória, da ação, do discurso e do cotidiano na dramaturgia contemporânea. Na segunda parte da pesquisa, os depoimentos foram reunidos e, juntamente com a comunidade, um texto dramático foi criado, recontando a história deste lugar e apresentando questionamentos atuais dos habitantes que lá vivem, dentro de uma ação cênica fragmentada por toda a cidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Cette dissertation a comme objectif raconter l´histoire d´une ville à partir du rencontre entre un individu et un lieu cher à lui, en faisant une lecture de ce lieu bien gardé et caché dans la memoire. En ayant comme prémice l´éxistence de ce “lieu” un dialogue entre le théâtre et la ville a été établi, en utilisant la ville de Itambé, au sud-est baianais, comme “laboratoire” pour la construction d´un text qui puisse envahir cette ville avec une autre histoire, l´histoire de celui qui vit ce space urbain. Le chemins utilisés pour accomplir les objectifs ont été diversifiés et, pour autant, le travail a été centré en méthodologies participatives qui visent à la construction collective de connaissance, à partir de la convivialité avec les habitants. Pour cela, la Phénoménologie de la Perception de Maurice Merleau-Ponty a eu une fondamentale importance dans la construction de cette dramaturgie de l´espace, à partir des reflexions sur les phénoménes existentes dans la relaction entre l´individu et le lieu où il habite. Auteurs comme Beatriz SARLO, Antônio ARAÚJO, André CARREIRA, Peter BROOK, Hannah ARENDT et Jean-Pierre RYNGAERT ont été très importants pour approfondir la théorie dans l´étude de la memoire, de l´action, du discours et du cotidien dans la dramaturgie contemporaine. Dans la deuxième partie de la recheche, les dépositions ont été reunis et, avec la communauté, un text dramatique a été créé, en racontant l´histoire de ce lieu et en présentant les questions actuelles des habitants, dans une action scènique fragmentée pour toute la ville. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Ação cênica | pt_BR |
dc.subject | Phénoménologies | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgies | pt_BR |
dc.subject | Ville | pt_BR |
dc.subject | Actions scéniques | pt_BR |
dc.title | Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Reis, Angela de Castro | - |
dc.contributor.referees | Silva, Daniel Marques da | - |
dc.contributor.referees | Castro, Jânio Roque Barros de | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertaçao_Final_CD.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.