Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27046
metadata.dc.type: Tese
Título : Perceptíveis Remendos Imperceptíveis A Crítica Teatral na Bahia História em Trinta Anos de Memória
Autor : Feitosa, Ana Paula
metadata.dc.creator: Feitosa, Ana Paula
Resumen : RESUMO O trabalho se propõe contar a História da crítica de teatro na Bahia. Para fundamentá-lo, foram abordados alguns conceitos da teoria da memória e da história, com suas diferenças. A apresentação de noções de crítica e a reflexão sobre o papel da crítica na contemporaneidade se tornaram elementos imprescindíveis, completando assim o quadro teórico do trabalho. Em seguida, foi apresentado um panorama da história da crítica teatral brasileira no século XX, com o objetivo de remontar o tempo presente e reavivar o tempo passado. A partir dos depoimentos de pessoas que escreveram ou escrevem sobre teatro nos jornais da cidade de Salvador, a trama da história da crítica na Bahia foi tecida. Por se tratar da história construída através da oralidade e conseqüentemente da escuta dessas pessoas (perfazendo um total de vinte depoimentos), o período abordado foi concentrado entre os anos 1970 –2000. Assim, a história foi contada em trinta anos de Memória. A abordagem da história da crítica na Bahia foi concebida a partir de aspectos estruturais dos jornais de Salvador, e ficou caracterizada e configurada a situação dos críticos nas malhas desses jornais. O trabalho apresenta também fragmentos da história de vida desses críticos e algumas medidas que eles utilizam para orientar seus julgamentos. Aspectos éticos, o papel do editor e o advento das assessorias de imprensa foram discutidos complementando assim, a análise dos dados. Por fim, foram tecidas algumas considerações sobre a importância de uma formação crítica permanente em instâncias acadêmicas.
RIASSUNTO Il lavoro si appresenta con la proposta di analizzare e raccontare la Storia della critica di teatro in Bahia. La costruzione della tesi comincia dall’appreserntazione di alcuni concetti di memória, história e di nozioni di critica che diventano fondamentali per l’elaborazione della própria tesi. Successivamente viene presentato um panorama della storia della critica teatrale brasiliana del XX secolo, avendo come obiettivo ricostruire il presente e ravvivare il passato di questa stessa critica. Viene poi tessuta una storia della critica in Bahia, seguindo i colloqui e le interviste di quanti scrivono o hanno scritto di teatro, nei giornali della cittá di Salvador. Trattandosi di uma storia costruita seguendo l’oralitá e di conseguenza l’ascolto degli intervistati (per um totale di venti interviste), il período scelto comprende gli anni che vanno dal 1970 al 2000. La storia, viene cosi raccontata, in trent’anni di memória. Continuando lo studio e le analisi, vegono analizzati alcuni aspetti strutturali dei giornali che circolano in Salvador, cosi come la presenza e il ruolo dei critici nel interno di questi giornali. Vengono inoltre evocati frammenti di storia di vita di questi critici e alcuni parametri usati nei loro scritti critici. Altri aspetti, come: il ruolo dell’editore, l’istallarsi delle cosi chiamate “assessorias de imprensa”, vengono appresentati e discussi completando cosi l’analise dei dati. Nell’ultima parte sono proposte alcune considerazioni sull’importanza della formazione accademica del critico teatrale, avviando nuove prospettive per i curriculi dei corsi di teatro e di comunicazione.
Palabras clave : Teatro – Historia e crítica – Bahia
Teatro – Bahia – História
Crítica Teatral
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27046
Fecha de publicación : 23-ago-2018
Aparece en las colecciones: Tese (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese Ana Final.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.