Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27015
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Publicidade, velhice e humor caricatural: o triângulo mais bem casado em busca de potenciais segmentos de mercado
Authors: Barbosa, Denise dos Santos
metadata.dc.creator: Barbosa, Denise dos Santos
Abstract: A presente monografia busca analisar comerciais humorísticos com a presença da pessoa idosa e do humor com o objetivo de verificar quais papéis a pessoa idosa desempenha na narrativa. Diante dos dados demográficos informando o envelhecimento da população brasileira, percebemos indivíduo idoso está comparecendo com frequência no contexto midiático. Nos comerciais humorísticos a pessoa idosa desempenha papéis dúbios com o intuito de aproximar o cliente da marca através do riso. Assim, buscamos identificar como a inserção do humor em peças publicitárias possibilitou o comparecimento do indivíduo idoso em campanhas de produtos que não são público-alvo. Selecionamos para análise cinco comerciais das seguintes marcas Telecom (atualmente marca Oi), Garoto, Havaianas, Kleenex e Brastemp. Dessa forma, concluímos, por meio de análise que a pessoa idosa tem a função narrativa de legitimar, consolidar e fidelizar a marca.
Keywords: Publicidade
Consumo
Humor
Caricatura
Velhice
Envelhecimento
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27015
Issue Date: 21-Aug-2018
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.